Catherine Moraes e Fabiana Sommer
O cenário envolve um fogão improvisado bem próximo ao chão e o cardápio conta com: arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e a carne livre. Assim, a tradição culinária denominada Queima do Alho, típica das comitivas de peões de boiadeiro se transformou em uma das principais atrações da Exposição Agropecuária de Rio Verde. Neste sábado (4), o Tatersal de Leilões do Sindicato Rural se transforma em cenário de festa com a participação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner; o presidente do Sindicato Rural, Walter Baylão e o presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Lissauer Vieira (PSD). A expectativa de público é de aproximadamente 5 mil pessoas.
A Queima do Alho surgiu há sete anos e foi levada para Rio Verde pelo presidente do Sindicato Rural Walter Baylão Júnior, pelo produtor Lúcio Silva Moraes e pelo engenheiro agrônomo Danilo Moraes. Pela tradição, comitivas participam da competição culinária e são avaliadas por um corpo de jurados. Quem desejar comprar o convite e participar da festa tem direito a experimentar todos os pratos preparados. Neste ano, 15 comitivas participam.
As comitivas participantes da disputa culinária chegam cedo e iniciam os preparativos ainda antes do sol raiar, uma vez que tudo precisa estar pronto para a hora que os jurados passarem para experimentar as comidas típicas. Os jurados julgam as traias e as comidas e atribuem notas que depois são somadas para chegar a um grande campeão. No total, aproximadamente 100 pessoas trabalham para a organização da festa incluindo funcionários do caixa, bilheteria, segurança, limpeza. Neste ano, a segurança também será reforçada com apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Evolução do evento
Danilo Leão Moraes trabalha na Queima do Alho desde 2008. Quando começou, não tinha uma função específica, mas agora, é o responsável pelo bar, desde receber a bebida, gelar e organizar. “A evolução do evento é notada a cada passar de ano, as modificações foram acontecendo, o local ganhou adequações e tudo está evoluindo junto, sem perder a essência dos tropeiros”, explica.
Serviço:
Queima do Alho em Rio Verde
Data: 4 de julho de 2015
Horário: 10 horas
Local: Tatersal de Leilões do Sindicato Rural de Rio Verde