Sistema digital facilita notificação de enfermidades de animais e amplia vigilância sanitária no País

Imagem

Está em vigor desde o dia 1º de janeiro o Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinária (e-Sisbravet), novo sistema desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, com o objetivo de agilizar e facilitar a notificação de suspeitas e de enfermidades em animais, e ainda acompanhar uma situação de emergência veterinária, desde a notificação e atendimento até a solução do problema. Notificações já podem ser feitas no site do Mapa no link http://sistemasweb.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormInternet.action.

No Brasil, a operacionalização do Sistema está a cargo dos Serviços Veterinários Oficiais nos Estados. Em Goiás, é coordenado pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, por meio da Gerência de Sanidade Animal. O presidente da Agência, José Essado, destaca a importância do novo sistema digital, pelo qual os produtores rurais, profissionais da iniciativa privadas e cidadãos ligados à agropecuária podem e devem notificar qualquer suspeita de doença nos animais. Esse procedimento contribui para o rápido atendimento pelo médico veterinário oficial, evitando a disseminação do mal, reduzindo custos para os produtores e o risco de prejuízos econômicos e sanitários, além de riscos à saúde pública.

Abrangência

No primeiro momento, podem ser feitas notificações apenas de animais de produção (bovinos, equídeos, suínos, caprinos, ovinos e aves). No futuro, além desses, poderão ser incluídos também animais aquáticos. No uso do e-Sisbravet, os profissionais veterinários devem preencher informações básicas como início da suspeita ou detecção do problema, quais os tipos de animais envolvidos, descrever quais foram os sinais de doenças observadas no animal e completar com outras informações que contribuirão para facilitar a identificação da possível doença.

Conforme o presidente José Essado, a notificação o mais rápido possível de quaisquer suspeitas ou problemas ao Serviço Veterinário Oficial é de fundamental importância, para proteção da pecuária nacional. Muitas doenças como aftosa, raiva, brucelose e outras podem causar sérios problemas e grandes impactos na economia e na saúde humana. Daí a importância do diagnóstico rápido e a pronta reação para impedir a disseminação do mal e permitir seu controle ou erradicação.

A relação de doenças de notificação obrigatória é definida pelo Ministério da Agricultura, por meio da Instrução Normativa nº 50/2013. Pela internet, é possível ter acesso à lista de enfermidades de notificação obrigatória, bem como aos serviços oficiais de defesa agropecuária. A Agrodefesa possui sede em Goiânia, na Avenida 4ª Radial, quadra 60, lotes 1 e 2, no Setor Pedro Ludovico. Também conta com 12 Unidades Regionais em cidades-polo do Estado e outras 236 Unidades Locais nos municípios, onde os pecuaristas e profissionais veterinários podem obter mais informações. Na sede, o telefone da Gerência de Sanidade Animal é (62) 3201-3574/ 3576 e 3577.

Fonte: Agrodefesa

Imagem:Divulgação

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

16ª

Notícias

16ª Cerimônia do Programa Agrinho celebra protagonismo estudantil, sustentabilidade e grandes conquistas em Goiás

Bureau

Notícias

Bureau Veritas inicia visitas para acreditação de obras rodoviárias do Ifag

Faeg

Notícias

Faeg orienta como municípios podem decretar emergência após prejuízos causados por chuvas, tempestades ou seca

Imagem