Preocupado com a reintrodução do vírus da Poliomielite no Brasil, o Ministério da Saúde iniciou nessa semana a Campanha Nacional de Vacinação contra o poliovírus. O Sistema Faeg Senar reconhece a importância a ação e orienta a família do campo a vacinar suas crianças com ate 5 anos de idade.
As doses estarão disponíveis nos postos de saúde dos municípios e a população deve procurar o serviço mesmo com a pandemia de Covid-19, pois trata-se de uma vacina de extrema importância para manter as crianças imunes à doença.
A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.
Na mesma data começa a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos de idade. O encerramento será no dia 30 deste mês.
Poliomielite no Brasil
O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1989 e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território, juntamente com os demais países das Américas. O país, desde então, vem realizando esforços para atingir a meta dos indicadores preconizados pelo Ministério da Saúde para manutenção do país livre da doença.
*Com informações da Secretaria de Saúde