Sistema Faeg/Senar e Ifag discutem ciência, tecnologia e inovação para o estado

Imagem

Instituições ligadas à ciência, tecnologia e inovação se mobilizaram para reverter proposta de emenda constitucional

O coordenador técnico do Ifag, engenheiro agrônomo Fernando Borges Fernandes, participou na ultima segunda-feira (06), de audiência com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Goiás, Adriano Rocha Lima. A pauta foi a reivindicação das instituições de pesquisa e fomento à inovação, além do setor empresarial que integra o Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da FIEG (CDTI), com relação à redação proposta pela PEC do Orçamento Impositivo, que foi aprovada pela Assembleia Legislativa.

Ela flexibiliza as vinculações constitucionais que obrigam investimentos de 1,25% das receitas estaduais em apoio à pesquisa tecnológica e inovação, sendo 0,5% para a Fapeg, 0,5% para a Secretaria de Estado em C&T e 0,25% para o órgão de pesquisa agropecuária. A proposta apesar de manter a vinculação modifica o texto de 1,25, para até 1,25%. De acordo com dados do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) de 2018, Goiás foi um dos últimos estados a criar a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), e instituir a Lei de Inovação. A mudança proposta seria um retrocesso porque Goiás encontra-se em 19º lugar no ranking de competitividade, inclusive em relação aos gastos com pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Também estiveram presentes o deputado estadual Virmondes Cruvinel, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, Robson Vieira, representantes da UFG, da Federação das Indústrias do Estado de Goiás e empresários do setor.

Comunicação Sistema Faeg/Senar












Veja também

Agro

Notícias

Agro contribui para conter aumento da inflação em junho

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Imagem