Sistema Faeg Senar, governo e entidades do agro promovem 2º Fórum Goiás Livre de Febre Aftosa Sem Vacina

Imagem

Ação faz parte do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) e é promovida pelo Governo de Goiás, Ministério da Agricultura, Sistema Faeg Senar e Fundepec_


O Sistema Faeg Senar juntamente com o governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e o Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária em Goiás (Fundepec) realizam na próxima sexta-feira (11/12) o 2º Fórum Goiás Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. A participação é gratuita e as palestras serão apresentadas ao vivo, a partir das 14 horas, no canal da Seapa Goiás no Youtube (http://www.youtube.com/seapagoias).

A iniciativa é voltada para produtores rurais, representantes de sindicatos e entidades do setor, médicos veterinários do setor privado, servidores e técnicos ligados à área, bem como professores e alunos dos cursos de ciências agrárias. Também são convidados representantes de leiloeiras, frigoríficos, revendas de produtos veterinários e demais interessados.

A ação faz parte das atividades de implementação do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) para evolução do status sanitário da doença em Goiás. Serão abordados nas palestras o panorama nacional da evolução do Plano Estratégico, avanços e ações que estão sendo executadas no Estado pelas entidades participantes, bem como a interação entre instituições na condução do Plano Estratégico. O grupo compõe a Equipe Gestora Estadual do PNEFA.

O evento é uma importante forma de divulgação das atividades desenvolvidas pela equipe gestora, ao mesmo tempo em que atua no direcionamento de ações necessárias por parte dos produtores, técnicos e gestores.

*Sobre o PNEFA*

O objetivo geral do Plano é criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre de febre aftosa e ampliar as zonas livres sem vacinação protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios aos atores envolvidos e à sociedade brasileira.

O prazo estabelecido originalmente pelo Mapa para a mudança do status de zona livre de febre aftosa sem vacinação para o Bloco IV, que Goiás integra, era maio de 2021, mas em razão da pandemia do novo coronavírus o cronograma foi prorrogado. Ainda assim, o Estado mantém em andamento o cumprimento das ações previstas no PNEFA.

O Estado possui o 2º maior rebanho bovino do País, ultrapassando a marca de 22 milhões de cabeças. A bovinocultura, tanto de corte quanto de leite, está difundida em todos os 246 municípios do Estado de Goiás, gerando emprego e renda no campo e na cidade.

*Programação completa - 2º Fórum Goiás Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação*

14h - Abertura

14h30 - Situação da Febre Aftosa e os avanços do Plano Estratégico no Brasil - Médica veterinária Ana Carla Vidor (Mapa)

15h30 - Ações para implantação do Plano Estratégico no Estado de Goiás - Médico veterinário Antônio do Amaral Leal (Agrodefesa)

16h - Fundos privados e sua atuação no Plano Estratégico - Médico veterinário Uacir Bernardes (Fundepec)

16h30 - Sistema Faeg, do campo à cidade - Médico veterinário Marcelo Penha e médico veterinário Antônio Pinto (Faeg)

17h - Perguntas

17h30 - Encerramento

Fonte Seapa com adaptações do Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Senar

Notícias

Senar Goiás realiza aulões especiais de ENEM

Produtores

Notícias

Produtores deverão fazer atualização do cadastro de outorga

Imagem