Na ocasião, eles reforçaram parceria para cumprir em Goiás, o termo de cooperação assinado com a CNA, que visa impulsionar a concessão de crédito no País, sobretudo para os pequenos e médios produtores.
Dados do Censo Agropecuário 2017 mostram uma baixa procura dos produtores por crédito rural no Brasil, apenas 15,46% utilizaram como opção de investimento ou custeio. Para o deputado José Mário, Presidente do Sistema Faeg Senar, isso acontece por desinformação e falta de assistência técnica confiável na hora de contratar o financiamento. “ Neste ponto, o Sistema Faeg Senar pode ajudar a levar capacitação para o produtor rural através do trabalho realizado pelos os técnicos que prestam serviço à Instituição”, conclui José Mário.
“O tripé do desenvolvimento econômico das pequenas e médias propriedades rurais passa por garantir uma assistência técnica de qualidade para o produtor, por simplificar o acesso ao crédito rural e por modernizar as relações de compra de insumos e venda da produção. Por sinal, esta será a próxima grande ação da CNA e Federações. Nos próximos meses, apresentaremos aos produtores rurais uma nova ferramenta para facilitar o acesso a canais de comercialização diferenciados” esclarece o superintendente estadual do Banco do Brasil, Felipe Zanelle.
De acordo com os termos da parceria, os técnicos de campo que já atendem os produtores com a metodologia de Assistência Técnica e Gerencial do Senar nas mais diversas regiões do país também irão orientá-los na elaboração do projeto para acesso aos recursos do Pronaf.
“Nosso grupo de técnicos possui um conteúdo de gestão muito amplo para tomar essa decisão junto com o produtor rural. Ou seja, não se faz investimento em tecnologia se não tiver previsão de que essa tecnologia vai aumentar a renda do produtor”, afirmou Dirceu Borges, Superintendente do Senar Goiás.
A parceria prevê ainda que técnicos das Federações de Agricultura Estaduais e Sindicatos Rurais façam uma análise prévia da documentação necessária para a contratação do crédito. O Banco do Brasil capacitará os técnicos para auxiliar o produtor a dar entrada nos documentos tendo um diagnóstico prévio do seu negócio.
“Nós vamos treinar primeiro os supervisores da assistência técnica do Senar sobre os documentos necessários, e como é o rito da tomada de crédito, e eles serão multiplicadores fazendo chegar até os técnicos de campo”, afirmou o gerente de agronegócio do BB, Rodrigo Roberto.
“Fiquei encantado com o esse modelo de assistência técnica, porque mapeia as características do produtor e vai nos permitir entregar o crédito na hora e no montante mais adequado para ele”, completou Rodrigo Roberto.
Comunicação Sistema Faeg Senar
Fotos: Fredox Carvalho