Soja: período do vazio sanitário da soja em Goiás segue até final de setembro

Imagem

Goiás,Tocantins, Bahia e Minas Gerais, além do Distrito Federal, se juntaram a Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rondônia para evitar ocorrência do fungo Phakopsora pachyrhizi causador da ferrugem asiática.

Em Goiás o período de vazio sanitário, em que não é permitido manter plantas vivas de soja nos campos, vai de 1° de julho até 30 de setembro. A doença foi diagnosticada pela primeira vez no Brasil em 2001. Devido à facilidade de disseminação do fungo pelo vento, a doença ocorre em praticamente todas as regiões produtoras de soja do país. O principal dano é a desfolha precoce da planta, impedindo a completa formação dos grãos, com conseqüente redução da produtividade.

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Novo

Notícias

Novo curso EaD do Senar Goiás ensina como reduzir os custos da alimentação na avicultura caipira

Expedição

Notícias

Expedição Safra Goiás aponta queda de 28,9% na produção de milho e destaca avanço do sorgo como alternativa no campo

Sistema

Notícias

Sistema Faeg apresenta resultado da segunda etapa da Expedição Safra Goiás 2026/26

Imagem