Uso de tecnologias é tema da Tecnoleite 2013

tecnoleiteA maior feira da cadeia leiteira de Goiás, a Tecnoleite Complem, deu início aos seus trabalhos nesta quarta-feira (21). A abertura oficial do evento foi realizada nesta manhã, na Fazenda Complem, localizada ao lado do Distrito Agroindustrial de Morrinhos (Daimo). Segundo o presidente da Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos (Complem), Joaquim Guilherme, a feira, que tem como tema a imcorporação de tecnologias na produção leiteira. “É importante que os produtores se adeque às novas tecnologias”, diz.

Para ele, esse é o momento de resgatar a produção do leite e torná-la um bom negócio. “Queremos mostrar que é possível produzir leite com tecnologia, ter rentabilidade e fazer com que as propriedades se tornem empresas rentáveis”, fala. O presidente destaca que a atividade leiteira está presente em todos os municípios goianos. “Os dados da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) mostram que, hoje, são mais de 200 mil pessoas envolvidas na atividade.”

tecnoleite-zemarioO presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, afirma que Tecnoleite já pode ser considerada a maior feira, em Goiás, voltada para a atividade. “Eu acompanhei o trabalho desde o início, até mesmo quando era somente um sonho do Joaquim. E, hoje, podemos ver, notoriamente, o quanto a feira se consolidou.”

José Mário falou ainda do aumento da produção de alimentos no Brasil. “Nosso país tem um grande potencial para se tornar o grande produtor de alimentos no mundo. E precisamos estar preparados para cumprir esse papel.” Para ele, uma forma de preparar os produtores, é investir em capacitação e qualificação. “É pensando nessa questão que o Senar foca suas atividades para a qualificação da mão de obra.”

O Sistema Faeg/Senar participa dessa edição da feira com um estande e uma programação especial. A entidade vai levar os participantes a duas Unidades Assistidas do Balde Cheio: o Sítio Bela Vista, no Assentmento Tijuqueiro e o Sítio Primavera, ambas em Morrinhos. O objetivo das visitas é apresentar ao público os resultados da produção leiteira após o Projeto Balde Cheio e mostrar os benefícios do programa para a propriedade, tanto na gestão, como na produção do leite.

A feira

A Tecnoleiete Complem 2013 está sendo realizada no município de Morrinhos, segundo maior produtor de leite em Goiás. Nesse ano, além das tradicionais palestras e oficinas, no local, haverá espaço para demonstrações técnicas de equipamentos e implementos agrícolas; de cultivares e sementes; e um amplo espaço para exposição de animais e produtos, além de um auditório e um pavilhão para os expositores.

Durantes os três dias de evento, são esperados 10 mil participantes. Em 2012, foram movimentados mais de R$ 4,5 milhões, na segunda edição da feira. Neste ano, a expectativa é girar R$ 20 milhões. Para atrair o público, estão sendo realizadas palestras com técnicos de renome nacional e uma exposição de produtos e tecnologias que auxiliam no aperfeiçoamento de métodos destinados ao aumento de produção.

Fotos: Mendel Cortizo

Áreas de atuação

Veja também

Atraso

Atraso no plantio da soja pode forçar migração para outras culturas na safrinha, diz Ifag

Capacitações

Capacitações do Senar Goiás contribuem para preservação ambiental

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Imagem