A maior feira da cadeia leiteira de Goiás, a Tecnoleite Complem, deu início aos seus trabalhos nesta quarta-feira (21). A abertura oficial do evento foi realizada nesta manhã, na Fazenda Complem, localizada ao lado do Distrito Agroindustrial de Morrinhos (Daimo). Segundo o presidente da Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos (Complem), Joaquim Guilherme, a feira, que tem como tema a imcorporação de tecnologias na produção leiteira. “É importante que os produtores se adeque às novas tecnologias”, diz.
Para ele, esse é o momento de resgatar a produção do leite e torná-la um bom negócio. “Queremos mostrar que é possível produzir leite com tecnologia, ter rentabilidade e fazer com que as propriedades se tornem empresas rentáveis”, fala. O presidente destaca que a atividade leiteira está presente em todos os municípios goianos. “Os dados da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) mostram que, hoje, são mais de 200 mil pessoas envolvidas na atividade.”
O presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, afirma que Tecnoleite já pode ser considerada a maior feira, em Goiás, voltada para a atividade. “Eu acompanhei o trabalho desde o início, até mesmo quando era somente um sonho do Joaquim. E, hoje, podemos ver, notoriamente, o quanto a feira se consolidou.”
José Mário falou ainda do aumento da produção de alimentos no Brasil. “Nosso país tem um grande potencial para se tornar o grande produtor de alimentos no mundo. E precisamos estar preparados para cumprir esse papel.” Para ele, uma forma de preparar os produtores, é investir em capacitação e qualificação. “É pensando nessa questão que o Senar foca suas atividades para a qualificação da mão de obra.”
O Sistema Faeg/Senar participa dessa edição da feira com um estande e uma programação especial. A entidade vai levar os participantes a duas Unidades Assistidas do Balde Cheio: o Sítio Bela Vista, no Assentmento Tijuqueiro e o Sítio Primavera, ambas em Morrinhos. O objetivo das visitas é apresentar ao público os resultados da produção leiteira após o Projeto Balde Cheio e mostrar os benefícios do programa para a propriedade, tanto na gestão, como na produção do leite.
A Tecnoleiete Complem 2013 está sendo realizada no município de Morrinhos, segundo maior produtor de leite em Goiás. Nesse ano, além das tradicionais palestras e oficinas, no local, haverá espaço para demonstrações técnicas de equipamentos e implementos agrícolas; de cultivares e sementes; e um amplo espaço para exposição de animais e produtos, além de um auditório e um pavilhão para os expositores.
Durantes os três dias de evento, são esperados 10 mil participantes. Em 2012, foram movimentados mais de R$ 4,5 milhões, na segunda edição da feira. Neste ano, a expectativa é girar R$ 20 milhões. Para atrair o público, estão sendo realizadas palestras com técnicos de renome nacional e uma exposição de produtos e tecnologias que auxiliam no aperfeiçoamento de métodos destinados ao aumento de produção.
Fotos: Mendel Cortizo