USDA atualiza estimativas globais para soja e milho na safra 2024/25

Imagem

A nova edição do relatório mensal World Agricultural Supply and Demand Estimates (WASDE), divulgada na última quinta-feira (10), traz projeções atualizadas para a oferta e demanda mundial de grãos na temporada 2024/25

O boletim traz revisões pontuais nos dados de produção e estoque das principais commodities agrícolas, com destaque para a soja e o milho, refletindo as recentes tendências do mercado global. Para a soja, a expectativa de produção mundial foi mantida praticamente inalterada, totalizando 420,58 milhões de toneladas, com uma leve retração de 0,04% frente ao relatório anterior. Por outro lado, os estoques finais globais foram corrigidos para cima, com aumento de 0,87%, sugerindo menor ritmo de consumo ou revisão em estimativas anteriores.

Nos Estados Unidos, a produção de soja segue estimada em 118,84 milhões de toneladas, sem alterações. No entanto, houve redução de 1,25% nos estoques finais, que agora são projetados em 10,21 milhões de toneladas, possivelmente em função de ajustes no balanço entre consumo interno e exportações. Já no Brasil, os números permanecem estáveis, com produção prevista em 169 milhões de toneladas e exportações em 105 milhões de toneladas.

Em relação ao milho, o USDA elevou ligeiramente a projeção global de produção para 1.215,10 bilhões de toneladas, alta de 0,07% em comparação ao relatório anterior. Apesar desse aumento, os estoques finais mundiais foram revisados para baixo em 0,44%, ficando em 287,65 milhões de toneladas. Esse recuo indica uma maior demanda interna nos principais países consumidores.

Nos Estados Unidos, a produção de milho segue estimada em 377,63 milhões de toneladas, mantendo o país na liderança global. No cenário brasileiro, a produção estimada foi mantida em 126 milhões de toneladas, enquanto os estoques finais passaram por uma pequena elevação de 0,67%.

Análise: Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás - IFAG

Áreas de atuação

Veja também

Criação

Notícias

Criação de codornas: Senar Goiás abre agenda para curso que amplia renda no campo

Possíveis

Notícias

Possíveis casos de raiva em equídeos na região de Porangatu alertam para reforço da vacinação

Superávit

Notícias

Superávit do agronegócio goiano cresce 11,6% e reforça protagonismo do setor em 2025

Imagem