AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Vazio sanitário da soja para safra 24/25, para Goiás é estabelecido pelo MAPA

Imagem

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou a Portaria nº 1.111 que estabelece o período de vazio sanitário e de calendário de semeadura de soja em nível nacional, referentes à safra 2024/2025 produtores em todo o país.

Em Goiás o período ficou determinado entre os dias 27 de junho a 24 de setembro de 2024, o vazio sanitário é o período contínuo, de no mínimo 90 dias, que fica proibido plantar ou manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. Essa medida fitossanitária é uma das mais importantes para o controle da ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. O objetivo é reduzir ao máximo possível o inóculo da doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.

A Ferrugem Asiática é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio fenológico. Nas diversas regiões geográficas onde a praga foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.

De forma complementar, como parte das estratégias de manejo da ferrugem asiática da soja, visando minimizar eventuais prejuízos aos sojicultores e aos demais atores envolvidos na cadeia produtiva da soja, a Secretaria de Defesa Agropecuária está avaliando também a redução dos períodos relativos aos calendários de semeadura a serem estabelecidos para a próxima safra.

A princípio a data para semeadura da safra 24/25 fica pré estabelecida, entre os dias 25 de setembro de 2024 a 02 de janeiro de 2025.

Comunicação Sistema Faeg/Ifag

Áreas de atuação

Veja também

União

Notícia

União Europeia já fala na possibilidade em adiar lei antidesmatamento até 2025

Empreendedorismo

Notícia

Empreendedorismo da cidade ao campo

Agrodefesa

Notícias

Agrodefesa muda procedimentos para lançamentos de atestados de vacinação contra brucelose em Goiás

Imagem