AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Vazio sanitário do feijão deve ser regionalizado em 2014

vazio sanitário

Os produtores rurais de feijão devem se preparar para o vazio sanitário a partir de 2014. A data foi definida, na tarde desta terça-feira (10), em reunião na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). As regiões do Sudoeste, Sul e Sudeste de Goiás seguirão o vazio na data de 1º a 30 de setembro. Já os municípios da Estrada de Ferro, Entorno do Distrito Federal, Vale do Araguaia, Norte e Nordeste devem respeitar o vazio de 20 de setembro a 20 de outubro.

O objetivo deste vazio é a diminuição da ocorrência da praga Mosca Branca (Bemisia tabaci), transmissora do Vírus do Mosaico Dourado na cultura do feijão, problema que vem causando sérios danos econômicos chegando até a inviabilizar o cultivo em alguma épocas do ano.

As perdas econômicas causadas pela mosca branca em Goiás para os produtores podem chegar a R$ 1,3 bilhão a cada safra, segundo dados da Embrapa Arroz e Feijão. Em uma lavoura de feijão infestada pelo inseto contaminado pelo vírus, as perdas podem chegar a 69%, evidenciando o alto potencial de dano que a praga pode causar.

A reunião contou com a presença de agricultores, técnicos e pesquisadores das principais regiões produtoras do estado, os quais tentaram chegar a um consenso sobre a melhor época para definir este período sem o cultivo do feijão. Para esta decisão foram abordados todos os parâmetros envolvidos na produção, tanto os fatores técnicos como os fatores econômicos, já que a cultura do feijão apresenta grande volatilidade de preços durante o ano.

Nos início de 2014 será realizado um novo encontro pra definição das divisas destas regiões e o fechamento destas definições de datas. Depois a proposta deverá ser encaminhada a Agrodefesa para análise e formulação de uma minuta de Instrução Normativa, visando instituir o vazio sanitário do feijão ainda para a safra 2014.

Áreas de atuação

Veja também

Produção

Notícia

Produção de soja e milho sofreram ajustes dos números para safra 23/24

Safra

Agricultura

Safra 23/24: Relatório do USDA apresenta leves oscilações

Senar

Notícia

Senar Goiás lança curso online: “Nutrição de bovinos de leite na era da pecuária 4.0”

Imagem