Vazio sanitário do feijão deve ser regionalizado em 2014

vazio sanitário

Os produtores rurais de feijão devem se preparar para o vazio sanitário a partir de 2014. A data foi definida, na tarde desta terça-feira (10), em reunião na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). As regiões do Sudoeste, Sul e Sudeste de Goiás seguirão o vazio na data de 1º a 30 de setembro. Já os municípios da Estrada de Ferro, Entorno do Distrito Federal, Vale do Araguaia, Norte e Nordeste devem respeitar o vazio de 20 de setembro a 20 de outubro.

O objetivo deste vazio é a diminuição da ocorrência da praga Mosca Branca (Bemisia tabaci), transmissora do Vírus do Mosaico Dourado na cultura do feijão, problema que vem causando sérios danos econômicos chegando até a inviabilizar o cultivo em alguma épocas do ano.

As perdas econômicas causadas pela mosca branca em Goiás para os produtores podem chegar a R$ 1,3 bilhão a cada safra, segundo dados da Embrapa Arroz e Feijão. Em uma lavoura de feijão infestada pelo inseto contaminado pelo vírus, as perdas podem chegar a 69%, evidenciando o alto potencial de dano que a praga pode causar.

A reunião contou com a presença de agricultores, técnicos e pesquisadores das principais regiões produtoras do estado, os quais tentaram chegar a um consenso sobre a melhor época para definir este período sem o cultivo do feijão. Para esta decisão foram abordados todos os parâmetros envolvidos na produção, tanto os fatores técnicos como os fatores econômicos, já que a cultura do feijão apresenta grande volatilidade de preços durante o ano.

Nos início de 2014 será realizado um novo encontro pra definição das divisas destas regiões e o fechamento destas definições de datas. Depois a proposta deverá ser encaminhada a Agrodefesa para análise e formulação de uma minuta de Instrução Normativa, visando instituir o vazio sanitário do feijão ainda para a safra 2014.

Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem