Papel da assistência técnica é destaque no 1ª dia da Tecnoleite

Imagem

Tecnoleite 2016 Larissa Melo 135Nayara Pereira

Considerado o quarto colocado no ranking de produção leiteira do Brasil, Goiás ainda tem muito para evoluir. A observação esteve presente durante a abertura da Tecnoleite Complem 2016. A feira, realizada em Morrinhos – sexta maior bacia leiteira do estado, produzindo 80 milhões de litros de leite por ano – é classificada como uma das maiores no que diz respeito ao setor lácteo do estado. Durante a solenidade de abertura, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Eurípedes Bassamurfo, fez questão de destacar a importância econômica do município e o quanto ele ainda pode crescer com assistência técnica de qualidade.

O superintendente discursou ao lado de autoridades e representantes da agropecuária goiana, fazendo questão de citar a falta de assistência técnica como maior desafio do setor. Para ele, a falta de informação e de acesso às novas tecnologias dificultam o aumento da renda e a formação de um olhar mais apurado em relação às novas demandas do mercado. “Estou falando de profissionalização para o homem do campo dentro de uma realidade onde apenas 9,3% dos produtores rurais recebem visitas regularmente. Não há assistência com foco na gestão técnica e econômica de propriedades rurais”, ressaltou Bassamurfo, que na ocasião estava representando o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner.

Bassamurfo falou também sobre a importância de discutir modernidade e tecnologia com os produtores de leite em Goiás. “Eventos como esse faz com que as novas tecnologias, a inovação e a ciência como um todo possam ser aplicadas no meio rural. Com isso os produtores irão conseguir alavancar a produtividade na fazenda. Quem vem até a Tecnoleite tem a oportunidade de conhecer o que há de melhor para o setor, melhor sua produtividade e consequentemente sua qualidade de vida”, disse.Tecnoleite 2016 Larissa Melo 128

O presidente da Complem, Joaquim Guilherme, também frisou a questão da cadeia produtiva do leite. “Temos que entender de genética, gestão e leite. Nosso setor é carente de conhecimento, de crédito, de planejamento e de respeito”, argumentou. O município de Morrinhos passou do quarto lugar para o primeiro no ranking de produtor de leite do estado, em três anos. De acordo com a última edição da pesquisa agropecuária de Produção Agrícola Municipal (PAM) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade é a 6° região com maior produção de leite em Goiás.

Presenças

Participaram da solenidade ainda o superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae Goiás), Igor Montenegro; o prefeito de Morrinhos, Rogério Troncoso e o superintendente executivo de Agricultura, Antônio Flávio de Lima, que, na ocasião, representou o governador Marconi Perillo.

Tecnoleite 2016 Larissa Melo 113Tecnoleite 2016

A feira, promovida pela Cooperativa Mista dos Produtores de Leite (Complem), segue até a próxima sexta-feira (20) com apresentação de técnicas e soluções para o aumento da produção e da competitividade da bacia leiteira de Goiás. Além das tradicionais palestras e oficinas, há espaço para demonstrações técnicas de equipamentos e implementos agrícolas; de cultivares e sementes; e um amplo espaço para exposição de animais e produtos.

A Faeg, o Senar Goiás, o Sebrae Goiás e o Sindicato Rural (SR) de Morrinhos integram a Tecnoleite com um stand com demonstrações e degustações dos produtos feitos pelos instrutores do Senar. Durante os dias de evento, o público contará com cursos como: Fabricação de Rapadura e Cachaça; Derivados do Leite; Transformação de Carne Suína em Linguiça e Defumados; Selaria e Trançados em Couro; Apicultura; Fabricação de Joias; Farinha da Comunidade Quilombola; Hidroponia e Artesanato.

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem