Juliana Barros
A Faculdade Anhanguera de Anápolis realiza entre os dias 22 a 25 de novembro a “IX Jornada Acadêmica de Medicina Veterinária”, evento que acontece no Fórum Doutor João Barbosa das Neves, em Anápolis, reunindo mais de 200 jovens. A semana de palestras contará profissionais renomados, que abordarão temas relevantes da área, com o objetivo de incentivar a formação técnica e o trabalho de pesquisa científica, promovendo a integração cultural e profissional dos participantes. Neste ano, um dos convidados para falar com o público foi o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, que explanou sobre a temática “Cenário e a Expectativa do Agronegócio do Estado de Goiás”.
Na ocasião, Schreiner falou sobre a realidade do País, demonstrando as principais potencialidades dentro da agropecuária. “No Brasil, são mais de 100 milhões de hectares para sustentar a fome do mundo. Temos uma oportunidade de ouro, por isso precisamos nos posicionar. É preciso alavancar as classes de renda rural em nosso Estado”, sinalizou o presidente.
Durante sua palestra, Schreiner destacou a importância da complementariedade do meio acadêmico, com a prática que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), proporciona aos jovens. Ele frisou que a busca pelo conhecimento é útil para todos. Como parte desta informação, o presidente sinalizou a necessidade dos jovens se engajarem mais em ações políticas, tendo em vista a atual situação de crise que o País atravessa. “É necessário que a sociedade civil mude esta realidade. O Brasil está falido, quebrado. É hora de nós contribuirmos para melhoria do nosso país. Precisamos de novas decisões políticas”, complementou.
Relevância do evento
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, Juliana Dias Martins, considera importante eventos como estes, tendo em vista a oportunidade de os alunos aproveitarem ao máximo as diversas informações sobre o curso. “Vocês só têm a ganharem se explorarem ao máximo os palestrantes que vierem”, destacou.
Quem também destaca a importância do evento e da temática trazida por José Mário é o presidente do Sindicato Rural (SR) de Anápolis, Pedro Olímpio Neto. “Considero o José Mário muito otimista e trouxe uma abordagem muito dinâmica ao público jovem. Em especial, falar sobre a agropecuária para uma turma de veterinária é essencial, já que envolve os alunos, colocando-os numa perspectiva melhor sobre o futuro profissional destes jovens. O jovem precisa de mais incentivo, precisa ser ajudado. Vejo que muitos estão desmotivados com os problemas que o País atravessa. É necessário, portanto, uma motivação maior para que eles se envolvam mais no agronegócio”, ressaltou.