AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Ampliações nos Limites de Crédito estão restringidas no novo Plano Safra

Imagem

Gerência técnica e econômica da Faeg

Iniciada as contratações do Plano Agrícola e Pecuário 2015/16, o setor recebeu com estranheza uma resolução do Conselho Monetário Nacional, que restringe algumas regras do Manual de Crédito Rural (MCR), as quais definiam a possibilidade de elevação do limite individual de custeio aos produtores que realizam práticas conservacionistas. Entre estas práticas, destacam-se a realização de plantio direto e a regularização das reservas legais, que se comprovadas, poderiam ampliar o limite individual de recursos com juros controlados em até 45%.

Lançado oficialmente no último dia 2 de junho deste ano, o Plano Agrícola e Pecuário 2015/16 já está em funcionamento em todo o país. O Plano Safra, como também é conhecido, define os recursos que serão disponibilizados para o crédito rural na próxima safra, assim como linhas de custeio, investimentos, comercialização e seguro rural.

Com esta restrição, apesar de o limite individual ter sido ampliado neste Plano Safra, os produtores que se adequavam às antigas regras ficarão com um volume de recurso controlado aproximadamente 28% menor que na safra 2014/15. Isso representa um aumento nos custos financeiros de produção e podem causar diminuição na adoção de tecnologia e aquisição de insumos, prejudicando a produção.

O impacto também é negativo pelo fato das restrições afetarem diretamente estímulos à produção mais sustentável, como na conservação dos solos e manutenção das áreas de proteção ambiental. Estes incentivos na contratação do crédito impulsionam a adoção destas práticas que contribuíram para os grandes avanços ambientais que a agricultura brasileira obteve nos últimos anos.

Estes fatos preocupam o setor, já afetado pelas taxas de juros mais altas neste ano e o atraso na liberação dos recursos. Através da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e demais entidades representativas do setor, os produtores já estão buscando as medidas necessárias, tendo realizado contato com a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA/Mapa).

Neste momento, com a liberação dos recursos, as entidades buscam garantir junto com os produtores rurais a rápida realização das operações de contratação de crédito. É necessário finalizar o planejamento para a safra 2015/16 e realizar as aquisições, e a garantia de que os recursos poderão ser acessados a custos acessíveis se torna cada vez mais fundamental para a nova safra se aproxima.

Áreas de atuação

Veja também

Meliponicultura:

Notícias

Meliponicultura: inscrições abertas para o curso de criação e manejo de abelhas sem ferrão

Senar

Notícias

Senar e parceiros laçam Desafio Agro Startup 2025 com mais de meio milhão de reais para vencedores

Resultado

Notícias

Resultado do processo seletivo interno simplificado para formação de cadastro para conselheiro da representação da Faeg no Conselho Administrativo Tributário - CAT

Imagem