AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Assembleia arquiva projeto de rastreabilidade bovídea

Imagem

whatsapp image 2017 09 05 at 11.15.16Produtores rurais e representantes de Sindicatos Rurais goianos (SRs) e de diversas entidades do setor se mobilizaram nesta terça-feira, 5 de setembro, na Assembleia Legislativa de Goiás, para acompanhar a audiência pública e a sessão que resultaram no pedido de arquivamento, de forma definitiva, no Projeto de Lei (PL) que previa a rastreabilidade on-line de bovídeos. Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, o movimento mostrou representatividade e força para defender, em todo o momento, o setor agropecuário goiano e a importância deste segmento para a sociedade. “Isso mostra a participação efetiva do produtor na tomada de decisão. Temos uma responsabilidade muito grande de produzir alimento para toda a sociedade, por isso não podemos aceitar medidas que atrapalhem o processo. Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe”, ressalta.

Durante a parte da manhã, a sala de comissões da Assembleia ficou lotada e o tema foi debatido entre os presentes. Para o produtor rural José Roberto Tavares, de Rio Verde, o homem do campo não pode ficar mais da porteira para dentro de braços cruzados, enquanto quem não entende do setor toma medidas que prejudicam o segmento agropecuário. “Sempre que for preciso, vamos sair de nossas propriedades para tratar de assuntos que inviabilizam a produção”, observa.

Para o diretor executivo do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Edson Novaes o projeto era inoportuno, abusivo e foi imposto sem nenhum tipo de debate ou interlocução com quem realmente faz parte do setor ou representa o segmento. Além disso, foi criado sem levar em consideração as necessidades dos produtores rurais, sem entender as reais condições de infraestrutura no campo – com insuficiência de telefonia e internet – e a atual situação da pecuária, que sofre com os impactos das operações Carne Fraca e Carne Fria, delações da JBS e embargo norte-americano.

Texto: Gerencia de Comunicação

Foto: Fredox Carvalho

Áreas de atuação

Veja também

União

Notícia

União Europeia já fala na possibilidade em adiar lei antidesmatamento até 2025

Empreendedorismo

Notícia

Empreendedorismo da cidade ao campo

Agrodefesa

Notícias

Agrodefesa muda procedimentos para lançamentos de atestados de vacinação contra brucelose em Goiás

Imagem