AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Apresentação final da revisão do plano de Manejo da APA do João Leite acontece em Terezópolis

Imagem

Discussão também voltou-se para a comemoração do Dia Mundial da Água, que será na sexta-feira (22)

A água é um dos mais importantes bens naturais e em consideração à sua data, que foi criada como alerta para conscientização, respeito e conservação, foi realizada, na última segunda-feira (18), uma Reunião Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA), na Câmara Municipal de Terezópolis de Goiás, que contou com a participação da consultora técnica do Instituto Para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Jordana Gabriel Sara.

Os principais assuntos da discussão foram a assertividade em traçar diretrizes e a finalização do Plano de Manejo da APA. A secretária da Semad, Andréa Vulcanis disse que, por meio do Plano de Manejo, que constitui a regra de usos e não usos, será possível trazer para a região um novo patamar de desenvolvimento, produção e conservação, focando na preservação dos recursos hídricos que são fundamentais para a região e a capital, Goiânia. “A missão dos municípios que estão nesta região é promover a conservação da água, garantindo qualidade para os moradores locais, e de outras cidades que estão recebendo os recursos,” finalizou Andréa Vulcanis.

Plano de Manejo

Ele é um instrumento de gestão e zoneamento que tem como objetivo ordenar os usos com vistas a compatibilizá-los com a proteção e conservação do meio ambiente. São previstas regras que visam proteger os recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Ribeirão João Leite, assegurar condições para o uso do solo compatíveis com a preservação dos recursos hídricos, conciliar as atividades econômicas e a preservação ambiental, proteger os remanescentes do bioma Cerrado, melhorar a qualidade de vida da população local através de orientação e disciplinamento das atividades econômicas, assim como disciplinar o turismo ecológico e fomentar a educação ambiental.

Apresentado pela empresa contratada, STCP Engenharia e Projetos, o Plano de Manejo propõe a criação de seis (6) zonas distintas, as quais envolvem desde áreas focadas na preservação da natureza quanto áreas em que se permite a implantação de atividades comerciais e industriais. Foram propostos também 12 programas com ações de monitoramento e educação ambiental, fiscalização, pagamento por serviços ambientais, entre outros temas voltados para a gestão sustentável do território.

“O plano de manejo atual que ainda está vigente, até que se tenha a aprovação dessa revisão proposta, trouxe enorme insegurança jurídica ao produtor rural porque ele não tinha clareza das atividades que poderia desenvolver em suas áreas, inviabilizando sua regularização e consequentemente a continuidade da sua atividade. A Faeg atuou no sentido de compatibilizar as normas vigentes nos níveis estadual e federal para que o produtor pudesse exercer sua atividade de forma segura, solicitando mais uma vez, que os códigos ambientais federal e estadual fossem utilizados de forma integral na concepção dessa revisão do plano de manejo,” esclareceu Jordana.

De olho no documento

As normas para a implantação de empreendimentos e atividades na região estão no documento, de forma a proteger a biodiversidade e garantir água de qualidade e em quantidade suficiente para todos os usos, tanto no presente quanto no futuro, além de apresentar questões como a área de expansão urbana, licenciamento ambiental, fiscalização e recuperação de áreas degradadas.

A APA do João Leite

É uma área com instância estadual de uso sustentável, criada em 2002. Os municípios de Goiânia, Ouro Verde de Goiás, Campo Limpo de Goiás, Anápolis, Nerópolis, Terezópolis de Goiás e Goianápolis fazem parte da APA, que possui área total de 72.128 hectares. A barragem do Ribeirão João Leite é utilizada para o abastecimento de água de parte da população de Goiânia e Aparecida de Goiânia.

Com informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Comunicação Sistema Faeg/Senar


Áreas de atuação

Veja também

Senar

Notícia

Senar Goiás oferece curso para prevenir e combater incêndios em áreas agrícolas

Festa

Notícia

Festa de sabores que dura o ano todo

Soja

Notícia

Soja e milho sofreram pequenas variações na produção na Safra 23/24

Imagem