AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Arena AgriTech: Startups destaques da Tecnoshow e tendências para o agro

Imagem

O Senar Goiás, em parceria com o Hub Campo Lab e a Cooperativa Comigo, promoveu a Arena AgriTech. A iniciativa objetivou reconhecer as startups destaques na Tecnoshow Comigo 2024

Diversas startups se inscreveram para apresentar soluções na Arena AgriTech, na Tecnoshow. Após a análise, sete delas foram selecionadas para apresentar pitch na Arena: AgroSkills (aceleradora de carreiras no agro); Apitech (apicultura de precisão); Biotecland (biotecnologia); Grão Direto (plataforma de comercialização de grãos); Cromai (inteligência artificial para o manejo de plantas daninhas); Dioxd Brasil (tratamento de sementes gasoso); Gado Pesado (inteligência artificial para reconhecimento e pesagem de bovinos).

As startups apresentaram o pitch para mais de mil pessoas presentes no estande, no dia 10/04. Foram avaliadas por uma banca de especialistas: Eduardo Hara (Gerente de Tecnologia da Cooperativa COMIGO), João Augusto Campos (Sócio co-fundador da Nectar ), Murilo Borges de Almeida (RTV Sênior da Bayer) , Jéssica Mello Duarte (Mestre em Agronomia e Coordenadora Regional do Sistema FAEG/SENAR/IFAG) e Maxsuel Bueno Rezende (Analista do Sebrae Goiás).

Após uma competição acirrada os destaques da feira foram:

1. Cromai

2. Grão Direto

3. Dioxd Brasil

Tendências em inovações para o agro

As startups participantes da Arena AgriTech do Senar Goiás e do hub Campo Lab na Tecnoshow Comigo revelaram tendências significativas para o agronegócio. Dessa forma, refletem as dores do setor mediante a pertinência das soluções apresentadas, as quais vêm obtendo sucesso no atendimento aos produtores e profissionais do agro. Logo, podemos identificar algumas tendências:

  1. Digitalização e Inteligência Artificial (IA) - Automatizar e otimizar processos e manejos realizados da porteira para dentro da propriedade tem ganhado grande relevância. Principalmente pela acurácia na coleta de dados para agilizar e aumentar a precisão da tomada de decisões. A redução de custos se destaca, dado que o produtor rural comercializa conforme os preços ditados pelo mercado. Sendo a redução de custos, o principal foco para aumento da margem de lucro do negócio rural. Cromai e Gado Pesado exemplificam a interação de IA no campo, focando no manejo de plantas daninhas (maior assertividade de pulverização de herbicidas), e no reconhecimento e pesagem de bovinos, respectivamente.
  2. Plataformas de Comercialização Digital - Esta tendência evidência a necessidade de maior liquidez, melhores preços e predição do momento ideal para a comercialização de commodities. Aponta também para a digitalização desses processos, antes em sua maioria presenciais ou via telefone, com o agravante da burocracia de documentação física. Assim, a Grão Direto ilustra a crescente demanda por soluções que facilitam a comercialização de grãos, conectando produtores e compradores de forma transparente e eficiente. O Senar Goiás reforçou essa dor ao lançar, no mesmo dia, o curso profissionalizante de comercialização de grãos.
  3. Sustentabilidade e Biotecnologia - A crescente cobrança da sociedade por práticas sustentáveis está alinhada aos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODSs) e os avanços nos pilares de ESG (Environmental, Social and Governance - Meio Ambiente, Social e Governança). No agro, essa preocupação não é diferente! O Brasil, em especial, fornece grandes exemplos quando o tema é agricultura sustentável. O avanço dos bioinsumos e de novas biotecnologias demonstra isso, colocando no mercado produtos eficazes no estímulo fisiológico de culturas, no combate de pragas e melhoria da microbiota do solo. Esses produtos são, ao mesmo tempo, sustentáveis, promovem a biodiversidade e minimizam o impactando insetos não-alvo. Nesse contexto, a Biotecland, investida pela SoluBio, referência em bioinsumos on-farm, apresentou produtos a base de microalgas.
  4. Apicultura em Foco - Esta cadeia produtiva, frequentemente considerada uma atividade secundária pelos produtores rurais, vem ganhando protagonismo e registrando aumento de produtividade. Logo, a Apitech demonstrou uma solução baseada em hardware para o monitoramento de colmeias.
  5. Avanços no Tratamento de Sementes - Novos métodos de tratamento de sementes são estudados constantemente. As adversidades climáticas representam um problema crescente para os produtores; logo, o bom desenvolvimento inicial das culturas é fundamental. Tratamentos de sementes eficazes, que impulsionam a germinação e emergência são fundamentais para expressar todo o potencial genético da cultura. Com um bom arranquio inicial, as culturas enraízam-se mais rapidamente, explorando o solo em profundidades maiores em busca de água e nutrientes. O que torna as plantas mais resistentes a intempéries futuras. Neste cenário, a Dioxd apresentou seu tratamento gasoso de sementes, utilizando uma mistura de gases que inclui dióxido de carbono. Por fim, demonstrou resultados significados no incremento da produtividade de soja e feijão, com excelente retorno sobre o investimento para os produtores.
  6. Soft Skills e Aceleração de Carreiras no Agro - Atualmente, há uma grande carência de mão de obra no setor agropecuário. Esta questão está relacionada à falta de profissionais capacitados para acompanhar as inovações tecnológicos, bem como às limitações em habilidades socioemocionais e comportamentais. Diante dessa perspectiva, a AgroSkills apresentou sua atuação como aceleradora de carreiras no agro. Destacando ainda a forte atuação em trilhas de desenvolvimento das habilidades necessárias para a atuação no setor produtivo.
  7. Gestão - A gestão é alma de qualquer negócio, e no agro não é diferente. Para que o produtor possa identificar as tecnologias e soluções que, de fato, oferecem retorno sobre o investimento, a gestão se faz necessária. Ainda hoje, verifica-se que a maioria dos produtores não realiza o básico em gestão. Contudo, é importante destacar que existem excelentes exemplos de empreendimentos rurais com ótima gestão. A grande dificuldade encontrada por startups na área de gestão é a resistência dos produtores em imputar informações. Sem dados precisos, os indicadores não são confiáveis. Essa é uma dor latente, em que esforços são necessários para o aumento do nível de consciência dos produtores.

Essas tendências, evidenciadas pelas startups participantes da Arena AgriTech, refletem um movimento cada vez mais intenso em direção à inovação tecnológica no agro. Este movimento foca na sustentabilidade, eficiência e digitalização. Atualmente, reforça-se a necessidade por soluções que enfrentem os desafios de aumento de produtividade, gestão e comercialização no setor. O Senar Goiás, hub Campo Lab e a Tecnoshow Comigo, ao destacarem essas startups e suas inovações, ofereceram um recorte do potencial impacto que tecnologias assim podem gerar no agronegócio.

Conteúdo elaborado por Campo Lab

Áreas de atuação

Veja também

Sistema

Notícia

Sistema Faeg/Senar realiza missão técnica em Brasília com 100 dirigentes e lideranças sindicais

Hortifrútis

Preço Hortifrutis

Hortifrútis apresentaram variações de preços em abril.

Sistema

Notícia

Sistema Faeg/ IFAG, Hub Campo Lab e GAPES ICT , firmam parceria para acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias e promover a inovação no campo.

Imagem