Atlas do IBGE mostra que muitos produtores insistem no cultivo convencional: Senar Goiás oferece técnicas mais eficientes e de graça

Imagem

O Atlas do Espaço Rural Brasileiro lançado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como parte das comemorações dos 100 anos do Censo Agropecuário, trouxe um panorama que, entre as constatações, pode-se dizer que muitos produtores ainda persistem em trabalhar da forma que aprenderam com seus antepassados.

No País, 26% de todos os estabelecimentos ainda fazem uso do cultivo convencional, em que, de forma geral, há muita perda de solo. Mais da metade dos produtores não utiliza práticas que beneficiam o solo, como plantios em nível, rotação de cultura, proteção de encostas, recuperação de mata ciliar e reflorestamento em áreas de nascentes. Segundo o IBGE, em Estados como Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e Goiás, mais de 60% dos estabelecimentos não utilizam nenhuma das boas práticas.

Diante disso o sistema Faeg/Senar reforça o convite para que os produtores conheçam o trabalho da instituição que está sempre levando conhecimento e criando estratégias facilitar o acesso as tecnologias e práticas mais modernas de produção. O Objetivo é que se gaste menos, produza mais e com cada vez menos impactos ambientais. Acesse: https://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos ou http://ead.senargo.org.br/ e ainda procure o Sindicato Rural da sua região para saber também sobre a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

A publicação mostra também que o índice de estabelecimentos agropecuários com acesso à rede elétrica cresceu 22%, alcançando 83% do total em 2017. Já a internet, no entanto, ainda é rara no meio rural: menos de 30% dos estabelecimentos têm acesso a ela. Maquinário como trator, colheitadeira e plantadeira é utilizado por 21,8% dos estabelecimentos.

Imagem: divulgação

Fonte: O Estado de S. Paulo – SP com adaptações do Sistema Faeg/Senar


Áreas de atuação

Veja também

Com

Com o apoio do Senar Goiás, avicultura ganha protagonismo e se prepara para as festas de fim de ano

Atraso

Atraso no plantio da soja pode forçar migração para outras culturas na safrinha, diz Ifag

Capacitações

Capacitações do Senar Goiás contribuem para preservação ambiental

Imagem