AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Perspectivas da agropecuária é tema de palestra em Goiânia

Imagem

gg2 larissa melo 01Nayara Pereira

Falando para um público formado por estudantes e pecuaristas em Goiânia, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, foi um dos palestrantes especial da 6ª edição da Goiás Genética, realizada pela Associação Goiana dos Criadores de Zebu (ABCZ) em parceria com a Federação e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás). Abordando o tema “Perspectivas para o setor agropecuário”, Schreiner fez questão de citar o atual momento político vivido pelo Brasil, além dos potenciais e avanços do setor produtivo em Goiás, e a representatividade do Brasil quando o assunto é segurança alimentar.

A palestra foi ministrada na tarde desta quarta-feira (7) e contou ainda com a presença de profissionais, pesquisadores em áreas e atividades ligadas ao setor e o presidente da AGCZ, Wagner Miranda. Na ocasião, Schreiner elogiou o público e o interesse dos estudantes em relação ao futuro. “São jovens que precisam estar preparados para os desafios do agro e da economia como um todo. E falo, dentro de um cenário bastante positivo, já que o Brasil, em termos de segurança alimentar, será o principal produtor”, pontuou.whatsapp image 2016 09 07 at 19.29.19

Segundo ele, o Brasil possui 4 milhões de hectares a serem incorporados ao processo produtivo. “Temos um potencial em mãos e um futuro promissor à nossa frente. Para se ter uma ideia, atualmente o país possuiu 851 milhões de hectares, sendo que 329,9 milhões estão ocupados por propriedades rurais e, desses, 236 milhões são destinados à produção de alimentos, silvicultura e biocombustíveis. Somos ou não, um dos maiores produtores de alimento no mundo?”, indagou o presidente da Faeg.

Dentro desse cenário, José Mário lembrou que os avanços são frutos de estudos, pesquisas e tecnologia. “Passos que alavancaram incrivelmente a nossa produtividade. Éramos grandes importadores e hoje podemos bater no peito para apresentar os números das nossas exportações”, disse.

O palestrante lembrou que o crescimento da população mundial irá exigir a ampliação cada vez mais da produção de alimentos e que, nesse cenário, o Brasil é um agente fundamental para garantir a segurança alimentar no mundo. “A América do Sul possui 268 milhões de hectares de terras agriculturáveis e boa parte delas está no território brasileiro, responsável por 90 milhões. Isso significa que temos que pensar cada dia mais em soluções eficientes e em tecnologias que garantam a produção de alimentos de forma sustentável”, projetou.

“Hoje, no estado de Goiás, cerca de 85 mil produtores rurais precisam de assistência técnica para produzir mais e gerar mais renda. O desafio de vocês é chegar até eles”, propôs José Mário Schreiner. Para o presidente da Faeg, que também preside o Conselho Administrativo do Senar Goiás, suprir as demandas por assistência técnica é a grande chave para promover a melhoria da classe social das famílias do campo e alavancar a economia goiana.

“Daqui também precisam sair profissionais capacitados e sensatos. Prontos para cobrar do Estado medidas que beneficiem e protejam o cidadão. Gente que defenda quem trabalha tanto - no campo ou fora dele. Não gente que, para conter a crise, quer alterar regras previdenciárias. Gente que olhe com carinho para o setor agropecuário: criador de tantos empregos e responsável por empurrar para frente esse país. Pessoas que tenham coragem de enxugar a máquina pública e investir em capacitação. Quem vai levantar o país são os trabalhadores merecedores. Homens e mulheres que, independente de partidos políticos, colocam a mão na massa e tem direito de cobrar austeridade desse novo governo. Em busca disso, vamos juntos. Por mais dignidade a quem faz do Brasil um dos países mais promissores do mundo!”, finalizou.

Áreas de atuação

Veja também

USDA

Notícia

USDA atualiza projeções da safra 2024/25: soja em alta e milho com estoques reduzidos

Agrinho

Notícias

Agrinho 2024: veja parte da cobertura feita pela TV

Com

Notícia

Com trabalho Semear, a escola estadual Luiz Gonzaga Sobrinho, de Goianésia, é a grande vencedora do Agrinho 2024

Imagem