O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu ontem, quarta-feira (26), por unanimidade, pela permanência da taxa básica de juros, em 13,75% a.a. Na reunião anterior, o comitê já havia definido que não iria alterar a taxa em virtude das recentes quedas na inflação, que interrompeu a sequência de 12 altas consecutivas na taxa básica de juros.
No mês passado, o Banco Central pontuou que apesar da recente queda na inflação, o índice segue elevado, e que, portanto, caso o processo de redução da inflação não ocorra como o esperado, o comitê não hesitará em retomar o processo de ajuste da taxa Selic.
Para o agro, ainda que a taxa esteja em níveis elevados, o que pressiona diretamente as atividades produtivas, que dependem de recursos para custeio e investimento, a permanência da taxa em patamares já conhecidos, permite uma maior previsibilidade no planejamento dos custos do produtor rural.
Comunicação Sistema Faeg/Ifag