A equipe do Sindicato Rural (SR) de Bela Vista recebeu nessa quarta-feira (12/2) técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Minas Gerais para apresentar o Projeto de Equoterapia desenvolvido em parceria com instituições da cidade. O programa ainda não foi implantado, mas já conta projeto estruturado e com equipe técnica multidisciplinar escalada, composta por profissionais do sindicato, da sociedade organizada e do poder público municipal.
A execução do projeto prevê a participação uma coordenadora técnica, dois fisioterapeutas, uma psicóloga, um equitador e um médico veterinário, além de três animais. O programa pretende atender 30 praticantes a partir de sua fase de consolidação.
O idealizador e coordenador do Programa de Equoterapia e presidente da Associação Pestalozzi de Bela Vista, Reinaldo Gomes de Araújo, destacou a importância de elaborar um projeto bem estruturado: “Ao oferecer a equoterapia, muitas vezes oferecemos um sonho às pessoas. Para não destruir esse sonho posteriormente, precisamos estruturar bem o programa, que depende de pessoas e não só de recursos financeiros”, declarou.
O coordenador de promoção social do Senar Minas, José Belas, avaliou positivamente a dedicação da equipe de Bela Vista à estruturação do projeto de equoterapia, antes que de ser iniciado. “A forma como eles se dedicaram ao planejamento é muito interessante. O modelo de Bela Vista serve de exemplo para que possamos enxergar a importância de planejar bem as ações para evitar problemas e correções”, destacou.
Reinaldo de Araújo, que é pai de praticante de equoterapia, buscou a parceria com o sindicato rural para reunir forças na execução de um projeto que, conforme relatou, é o sonho de muitos dos envolvidos na sua elaboração. “A inclusão deve ser feita com as pessoas e não para as pessoas e é por isso que trabalhamos juntos. A integração com a Faeg e o Senar é importante para difundir o programa e para mostrar à sociedade que nós estamos prontos para realizar esse trabalho de inclusão”, anunciou.
Equoterapia
O Programa Equoterapia do Senar Goiás passou, em 2014, a integrar a cartilha de cursos do Senar Nacional e deve ser expandido para diversos estados do país este ano. A comitiva de Minas Gerais é a primeira a buscar referências em Goiás para implantar o programa, que já atender cerca de 400 praticantes em 33 municípios.