Campo Saúde leva atendimentos para população de Rubiataba

Imagem

2014-08-23 dermatoQuem compareceu ao Campo Saúde que aconteceu em Rubiataba pôde notar pessoas de todas as idades circulando pelos corredores do Colégio Estadual Ângela Pimentel, no distrito de Valdelândia, a cerca de 30 km da cidade. O evento foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás no último sábado (23) e teve o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), do Sindicato Rural de Rubiataba e da prefeitura do município.

Como o distrito recebe mensalmente a visita de um clínico geral, aos participantes do Campo Saúde foram oferecidos atendimentos em diversas áreas como ginecologia, cardiologia, pediatria, oftalmologia e dermatologia. Além disso, dentistas demonstraram para as crianças o passo a passo da escovação ideal e os adultos puderam aferir a pressão arterial e medir a taxa glicêmica. No Posto de Saúde do distrito também foram oferecidas vacinas e realizados exames preventivo ao câncer de próstata (PSA).

Segundo o presidente do SR de Rubiataba, Antônio Carlos Sobrinho, a escolha de Valdelândia para receber o Campo Saúde foi baseada nas pessoas. “Nosso foco é a população e a necessidade de cada um. O evento podia ter sido em Rubiataba, mas nós verificamos que aqui as pessoas precisam com urgência de assistência médica”, pontua.

2014-08-23 cabeloNo local, a prefeitura também montou stands da Secretaria Municipal de Assistência Social para tirar dúvidas da população sobre o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e os programas Bolsa Família e Mais Educação. Ao lado do colégio, na quadra poliesportiva de Valdelândia, foram montados salão de beleza ao ar livre e um pula pula que fez a alegria da criançada.

O prefeito de Rubiataba, Jaques Rodrigues de Paula, agradeceu ao Senar Goiás e destacou a importância do descolamento dos médicos até Valdelândia. “Quando o atendimento vem até a população é sinal de que os governantes respeitam o povo”.

2014-08-23 lucieneA dona de casa Luciene Veríssimo, 41 anos, era só alegria ao lado dos filhos e do marido. Ela mora em uma chácara a cerca de 1 km de Valdelândia e conta que foi até o local para se consultar com oftalmologista, ginecologista e dermatologista. “Aqui não temos assistência médica adequada e é muito importante que ações como essa aconteçam com mais frequência. Talvez três vezes ao ano”. Ela alega ainda que a situação financeira da população do distrito é “complicada e ninguém tem dinheiro para pagar uma consulta particular na hora do aperto”.

Luciene não conhecia o Senar Goiás e ficou muito interessada nos cursos de capacitação que são oferecidos para quem mora no meio rural. A dona de casa ajuda na renda da família vendendo peças de crochê e pretende procurar o Sindicato Rural (SR) para integrar a próxima turma do treinamento de Pintura em Tecido.

2014-08-23 placaRepresentando o Senar Goiás, a supervisora regional Ana Paula Costa falou sobre o Campo Saúde e destacou também a existência de outros 20 programas em diversas áreas e das capacitações em geral, oferecidas ao homem do campo. Ao final do evento, houve o descerramento da placa que ficará no colégio e o plantio da muda de Ipê Amarelo, símbolo do Campo Saúde.

Áreas de atuação

Veja também

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Senar

Notícias

Senar Goiás realiza aulões especiais de ENEM

Imagem