A comissão de Agricultura do Sindicato Rural (SR) de Rio Verde se reuniu na Casa do Produtor para discutir diferentes assuntos relacionados ao produtor rural, entre eles o Pepro (Prêmio Equalizador pago ao Produtor Rural), o vazio sanitário - que se estende até o dia 30 de setembro - e a estrada de ferro da região do Rio Preto que tem trazido transtornos para os produtores desta região.
A reunião reuniu os membros da comissão e de acordo com o presidente, Flávio Faedo, foi importante, pois tratou de assuntos pertinentes e que estão em alta no momento, como por exemplo, o leilão que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará no dia 20 de agosto do Pepro de 1.050 mil toneladas de milho, safra 2013/2014, para atender avicultores, suinocultores, bovinocultores e cooperativas, indústria de ração para avicultura e suinocultura de várias localidades.
Ainda de acordo com o presidente, outra demanda comentada durante a reunião foi com relação ao vazio sanitário, que está sendo descumprido por alguns produtores e também por empresas que plantaram pivôs com soja e estas já apresentaram ferrugem asiática, um problema não apenas para os produtores que possuem lavouras nas proximidades da referida região, mas também para as demais, uma vez que a doença se alastra rapidamente.
A estrada de ferro da região do Rio Preto também entrou em pauta novamente e os produtores estão cobrando o cumprimento da empresa responsável com relação à construção de uma ponte no local onde está sendo construída a estrada de ferro. A região abriga uma área com aproximadamente 60 mil hectares, e é um importante corredor de escoamento de insumos e produção agropecuária e no primeiro traçado a empresa responsável pela obra disse que iria realizar um desvio na estrada, causando um aumento de cerca de 1,5 km e deixando o local perigoso.
Diante das colocações, comissão de agricultura e Sindicato Rural irão tomar as medidas necessárias para que ambos os questionamentos sejam levados para as autoridades competentes e que as problemáticas sejam solucionadas.