Comissão faz balanço dos resultados e ações de 2014

Imagem

comissao carne- Larissa Melo04Luiz Fernando Rodrigues
Final de ano é tempo para avaliar todas ações desenvolvidas ou não realizadas durante o período. Entre os resultados mais comemorados pela Comissão de Pecuária de Corte da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) destaca-se a manutenção do status “Livre de Aftosa com Vacinação” para o Estado de Goiás, e a realização de seminários regionais para a divulgação do programa Pesebem e da Norma Reguladora (NR) 31, que objetiva estabelecer instruções a serem seguidas na organização e no ambiente de trabalho agropecuário.

Com o objetivo de apresentar essas e as demais ações realizadas em 2014, a Comissão de Pecuária de Corte se reuniu no início do mês de dezembro. Além da retrospectiva, foram apresentadas as principais demandas para 2015 e o relato sobre o Encontro de Analistas 2014, da Scot Consultoria, ocorrido em São Paulo. A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão, Maurício Velloso, e contou com a participação de presidentes e representantes oficiais de Sindicatos Rurais, convidados, representantes da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) e produtores rurais.

Outro participante da reunião foi o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Hugo Goldfeld, que mostrou-se disposto emcomissao carne- Larissa Melo13 desenvolver projetos em conjunto com a Faeg. Maurício Velloso destacou a presença do presidente Goldfeld e a importância da sua sinalização de planejar e executar projetos entre a SGPA e a Faeg no intuito de atender e antecipar demandas do setor agropecuário de Goiás. “Ele apresentou disposição em trabalhar em parceria conosco e em consonância aos anseios e necessidades da classe produtora goiana. A participação do presidente demonstra o seu compromisso em atender os pleitos da classe, ampliar e consolidar a representação da mesma, integrando os esforços da SGPA aos da FAEG e outros órgãos representativos, de forma a proporcionar um resultado mais rápido, abrangente, duradouro e eficaz aos integrantes do sistema produtivo rural do nosso Estado”, comentou Maurício.


Demandas

Durante a reunião, o representante da Assocon, Bruno Andrade, sugeriu convidar um representante do Grupo Técnico da Pecuária Sustentável (GTPS) para tratar do tema ambiental de pecuária de corte, citando também a importância da atuação dos Sindicatos Rurais junto à Faeg e à Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), fortalecendo o posicionamento da entidade frente à definição de uma legislação sobre a utilização dos recursos hídricos.

comissao carne- Larissa Melo03Em relação à tripanossomíase bovina, foi sugerida como estratégia de ação contra a doença a elaboração de materiais informativos para técnicos e produtores, a realização de seminários de atualização para técnicos e palestras em diversas regiões do estado informando sobre as formas de prevenção. “O objetivo da divulgação sobre a doença deve-se à necessidade de precaução sobre os seus riscos. Além disso, deve ser realizado estudos de prevalência em algumas regiões”, afirmou o veterinário e representante do Sindicato Rural de Alvorada do Norte, Antônio Cícero.

Outras demandas a serem executadas em 2015 surgiram durante a reunião, como a elaboração de um calendário de eventos estaduais, nacionais e internacionais para possibilitar a participação dos produtores do setor de pecuária de corte e de leite. Além disso, foi sugerido solicitar à Comissão de Segurança Rural da Faeg a execução de um documento em conjunto com a SGPA pedindo providências mais efetivas junto ao governo estadual que garantam segurança ao meio rural.

O presidente da Comissão também pediu a contemplação da “Carcaça Legal” para a consolidação do programa “Pesebem”. Segundo Maurício, a carcaça legal (cortes pertencentes ao produtor que compõe a carcaça do gado abatido, já definida pelo Ministério da Agricultura) precisa ser respeitada pela indústria frigorífica. O presidente da Comissão agradeceu a presença e o empenho de todos em propor soluções às demandas do setor, bem como ao exercício em antecipar problemas e tendências da pecuária.

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem