AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Comissão faz balanço dos resultados e ações de 2014

Imagem

comissao carne- Larissa Melo04Luiz Fernando Rodrigues
Final de ano é tempo para avaliar todas ações desenvolvidas ou não realizadas durante o período. Entre os resultados mais comemorados pela Comissão de Pecuária de Corte da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) destaca-se a manutenção do status “Livre de Aftosa com Vacinação” para o Estado de Goiás, e a realização de seminários regionais para a divulgação do programa Pesebem e da Norma Reguladora (NR) 31, que objetiva estabelecer instruções a serem seguidas na organização e no ambiente de trabalho agropecuário.

Com o objetivo de apresentar essas e as demais ações realizadas em 2014, a Comissão de Pecuária de Corte se reuniu no início do mês de dezembro. Além da retrospectiva, foram apresentadas as principais demandas para 2015 e o relato sobre o Encontro de Analistas 2014, da Scot Consultoria, ocorrido em São Paulo. A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão, Maurício Velloso, e contou com a participação de presidentes e representantes oficiais de Sindicatos Rurais, convidados, representantes da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) e produtores rurais.

Outro participante da reunião foi o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Hugo Goldfeld, que mostrou-se disposto emcomissao carne- Larissa Melo13 desenvolver projetos em conjunto com a Faeg. Maurício Velloso destacou a presença do presidente Goldfeld e a importância da sua sinalização de planejar e executar projetos entre a SGPA e a Faeg no intuito de atender e antecipar demandas do setor agropecuário de Goiás. “Ele apresentou disposição em trabalhar em parceria conosco e em consonância aos anseios e necessidades da classe produtora goiana. A participação do presidente demonstra o seu compromisso em atender os pleitos da classe, ampliar e consolidar a representação da mesma, integrando os esforços da SGPA aos da FAEG e outros órgãos representativos, de forma a proporcionar um resultado mais rápido, abrangente, duradouro e eficaz aos integrantes do sistema produtivo rural do nosso Estado”, comentou Maurício.


Demandas

Durante a reunião, o representante da Assocon, Bruno Andrade, sugeriu convidar um representante do Grupo Técnico da Pecuária Sustentável (GTPS) para tratar do tema ambiental de pecuária de corte, citando também a importância da atuação dos Sindicatos Rurais junto à Faeg e à Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), fortalecendo o posicionamento da entidade frente à definição de uma legislação sobre a utilização dos recursos hídricos.

comissao carne- Larissa Melo03Em relação à tripanossomíase bovina, foi sugerida como estratégia de ação contra a doença a elaboração de materiais informativos para técnicos e produtores, a realização de seminários de atualização para técnicos e palestras em diversas regiões do estado informando sobre as formas de prevenção. “O objetivo da divulgação sobre a doença deve-se à necessidade de precaução sobre os seus riscos. Além disso, deve ser realizado estudos de prevalência em algumas regiões”, afirmou o veterinário e representante do Sindicato Rural de Alvorada do Norte, Antônio Cícero.

Outras demandas a serem executadas em 2015 surgiram durante a reunião, como a elaboração de um calendário de eventos estaduais, nacionais e internacionais para possibilitar a participação dos produtores do setor de pecuária de corte e de leite. Além disso, foi sugerido solicitar à Comissão de Segurança Rural da Faeg a execução de um documento em conjunto com a SGPA pedindo providências mais efetivas junto ao governo estadual que garantam segurança ao meio rural.

O presidente da Comissão também pediu a contemplação da “Carcaça Legal” para a consolidação do programa “Pesebem”. Segundo Maurício, a carcaça legal (cortes pertencentes ao produtor que compõe a carcaça do gado abatido, já definida pelo Ministério da Agricultura) precisa ser respeitada pela indústria frigorífica. O presidente da Comissão agradeceu a presença e o empenho de todos em propor soluções às demandas do setor, bem como ao exercício em antecipar problemas e tendências da pecuária.

Áreas de atuação

Veja também

Rotação

Rotação de culturas e ATeG do Senar Goiás ajudam a ampliar renda de produtor rural

II

II Mulheres em Campo discute porquê o olhar feminino traz bons resultados porteira adentro

Queimadas

Nota Oficial

Queimadas : Nota oficial do Setor Produtivo

Imagem