O crédito vai beneficiar produtores que precisam comprar equinos, asininos e muares para a lida na pecuária de corte e leite
A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), é a única entidade representando o setor produtivo no Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste - CONDEL/SUDECO. No início do mês, durante a 18ª Reunião Ordinária, foi proposto por ela, a inclusão de financiamento de animais de serviços (equinos, asininos e muares), especificamente para a lida da atividade de pecuária de corte e leite, na programação do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) de 2023. A solicitação foi aceita por unanimidade pelos integrantes. Com isso diversos produtores poderão ter acesso ao crédito para compras com essa finalidade.
As informações como limites de financiamento, raças, características de animais, entre outras, deverão ser divulgadas na programação atualizada do FCO para 2023, após a publicação de Resolução do CONDEL.
"A aprovação desta proposta é de fundamental importância para os produtores rurais de todo o Centro-Oeste, em função de que esses animais são de extrema relevância para a realização de serviços essenciais no trabalho de manejo dos rebanhos bovinos de corte e leite. Eles são extremamente importantes para a melhoria da eficiência da atividade. Outro ponto que merece ser mencionado, é que para a aquisição desses animais, os produtores rurais deverão seguir as regras sanitárias constantes das políticas estaduais e federais. Nesse caso específico, só serão financiados animais que tiverem exames de anemia e mormo negativos. Foi uma grande conquista da Faeg para os pecuaristas da região Centro-Oeste", explica, Edson Novaes, gerente de assuntos técnicos e econômicos da Faeg.
Comunicação Sistema Faeg/Senar