Corumbá de Goiás passa a contar com Patrulhamento Rural

Imagem

viatura corumbaPropriedades rurais do município de Corumbá, no leste goiano, localizado a 113 quilômetros de Goiânia, passam a contar a partir desta sexta-feira (04) de agosto com o programa ‘Patrulhamento Rural Georreferenciado’. O lançamento do programa ocorrerá na Fazenda Unicon, do proprietário Luiz César Sales, às 10h, com a presença de produtores rurais de Corumbá, Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás, Abadiânia, Alexânia e Santo Antônio do Descoberto, além de autoridades locais, representantes da Policia Militar (PM), do presidente do Sindicato Rural (SR) de Corumbá, João Luiz Fleury Curado, e do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), José Mário Schreiner.

A Fazenda Unicon foi a primeira do município a receber o Patrulhamento Rural Georreferenciado, por meio de parceria entre PM, Sindicato Rural e Sistema Faeg Senar. O objetivo é oferecer proteção ao homem do campo. O programa de patrulhamento foi criado pela Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), juntamente com a Faeg e o Senar Goiás. O uso da tecnologia de drones, aparelho celular e GPS para combater os crimes praticados na zona rural, como furtos e roubos, e dar mais agilidade aos policias no atendimento de ocorrências, além de intensificar a eficiência na segurança rural. Os policiais registram as coordenadas do local e, em seguida, cada propriedade recebe um número de identificação em placas e informa que aquela área é monitorada pela patrulha rural. Quando ocorre uma solicitação de emergência, o produtor rural liga para a viatura e informa o número do seu cadastro e a PM busca os dados, através do GPS e faz o deslocamento.

Programa

Além de mapear todas as propriedades rurais e os acessos de cada uma delas, o uso de GPS, pela equipe de patrulhamento, possibilita o registro de todos os bens da propriedade, como máquinas agrícolas e outros veículos. Em caso de roubos em uma determinada propriedade, os policiais já sabem as características dos bens subtraídos, o que auxilia na recuperação dos bens.

Municípios atendidos pelo Patrulhamento Rural

Até o momento os municípios que já contam com o programa são Guapó, Trindade, Varjão, Inhumas, Itumbiara, Caldas Novas, Caiapônia, Iporá, Orizona, Pires do Rio e Catalão, Bela Vista de Goiás, Senador Canedo, Caldazinha, Bonfinópolis e Itaberaí e Campo Alegre. Vários outros municípios estão em fase de aquisição dos equipamentos para receber o programa.

Texto: Francis Telles
Foto: Fredox Carvalho

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem