Sistema Faeg/Senar recebe alunos de Inteligência Artificial da UFG para apresentação de soluções inovadoras para o agro

Evento reforça a estratégia institucional de aproximação com universidades, formação de talentos e incentivo à inovação

O Sistema Faeg/Senar recebeu, nesta quarta-feira (10/12), os estudantes do curso de Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG) para a apresentação da Amostra Acadêmica, atividade prática que integra a formação da turma. Em 2025, o curso tornou-se o mais concorrido da instituição, superando inclusive Medicina, um reflexo direto do avanço das tecnologias e da expansão da demanda por profissionais especializados.

Um dos diferenciais do curso é a disciplina voltada ao desenvolvimento de sensores e aplicações reais, conectando os alunos às necessidades do mercado. Para essa atividade, a UFG convidou empresas parceiras, entre elas o SENAR Goiás, para conhecer de perto as soluções desenvolvidas pelos estudantes. A turma, com 40 alunos, apresentou 10 projetos — sendo sete deles focados diretamente no agronegócio.

O professor Iwens Gervasio Sene Jr., responsável pela disciplina, destacou a importância da aproximação entre universidade e setor produtivo e agradeceu ao Sistema Faeg/Senar pelo espaço. “Quem quiser montar uma startup e ganhar dinheiro, isso é consequência. Mas o fato de estar fazendo uma solução usando tecnologia, isso ajuda todo mundo”, afirmou.

Os protótipos apresentados foram desenvolvidos com apoio do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA/UFG), que forneceu sensores e equipamentos utilizados para automatizar a coleta de dados. Atividade que, hoje, ainda depende de muitos processos manuais nas propriedades rurais. A automação amplia a precisão dos sistemas de informação, fortalece algoritmos de IA e melhora o desempenho de análises e diagnósticos voltados ao campo.

Durante a abertura do encontro, o diretor de Tecnologia da Informação do Senar Goiás, Pedro Camilo, ressaltou o desafio crescente de mão de obra no meio rural e como a tecnologia tem se tornado indispensável nas operações agrícolas.

“Quando a gente fala de déficit de mão de obra hoje, você imagina uma indústria que está dentro da cidade, que a pessoa tem toda a infraestrutura necessária pra trabalhar. Agora, imagina isso no campo. E a gente tem visto grandes e médias fazendas, todas elas migrando para robótica”, destacou.

A participação do Senar Goiás na atividade reforça a estratégia institucional de aproximação com universidades, formação de talentos e incentivo à inovação para o agronegócio. Ao abrir as portas para que pesquisadores e estudantes conheçam os desafios reais enfrentados pelos produtores, o Sistema contribui para o desenvolvimento de soluções mais assertivas, práticas e transformadoras.

Comunicação Sistema Faeg/Senar


Áreas de atuação

Veja também

Raiva

Raiva bovina em Goiás: sistema Faeg/Senar/Ifag alerta pecuaristas para cuidados urgentes

Oficina

Notícias

Oficina Senar oferece oportunidade de atualização no campo

Caso

Notícias

Caso de Sucesso: o direito de recomeçar e incentivar uma vida prospera no campo

Imagem