Curso de Selaria Americana movimenta Rio Verde

Imagem

2014-04-15 tcnoshowAs selas americanas são utensílios sempre utilizados nas fazendas. Por isso, o mercado em torno deste adereço ainda é muito promisso. Este ano, pela primeira vez no estande do Sistema durante a Tecnoshow, foi ministrado o curso de Selaria Americana.

Os principais objetivos do curso foram mostrar aos participantes características do cenário da equideocultura no Brasil e em Goiás, planejamento das atividades de confecção da sela, importância da segurança no trabalho, identificação dos materiais, ferramentas, armações, preservação do meio ambiente, preparação do couro e confecção da sela.

Para a confecção das selas, os participantes utilizaram o couro, madeira para armação, argolas e margaridas. O primeiro passo foi invernar a armação, depois o corte das peças através de moldes e por último a montagem da sela. “O processo é longe e exige atenção do participante, pois é preciso fazer muitos cortes e ai vem à importância de utilizar os equipamentos de segurança”, reforça o instrutor Antônio Sebastião Gouveia.

O instrutor explicou aos participantes que a sela americana tem um custo maior, o acabamento é delicado, mas é um utensílio com um melhor suporte. “Como os materiais utilizados são de primeira linha e o processo é feito manualmente, depois de pronta a sela pode ser vendida por até R$ 1.200,00”, afirma Gouveia.

O curso contou com a participação de estudantes e produtores rurais. O pecuarista Creidionaldo Silva Furquim resolveu participar, primeiro porque possui propriedade rural e sempre utiliza selas na fazenda e o segundo intuito dele foi aprender a confeccionar, para mais tarde pode fazer na própria fazenda. “Gostei muito do curso e mais pra frente quero fazer as minhas próprias selas americanas”, conclui Furquim.

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Notícias

Senar Goiás realiza primeiro Feirão de Empregos do Agro em Palmeiras de Goiás

Programa

Notícias

Programa que pretende recuperar 40 milhões de hectares de pastagens é apresentado a produtores na Faeg

Faeg

Notícias

Faeg recebe Mapa para apresentação de programa que busca restaurar 40 milhões de hectares de áreas degradadas

Imagem