AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Declaração de ITR deve ser entregue de 14 de agosto a 29 de setembro

Imagem

A Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás-Faeg, e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, alertam para as orientações da Secretaria da Receita Federal referente às regras para a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) exercício 2023. O prazo para o produtor enviar a declaração vai de 14 de agosto a 29 de setembro. Os procedimentos estão na Instrução Normativa nº 2.151/2023.

Na avaliação da CNA, o produtor rural precisa ficar atento ao prazo para evitar multas. É obrigatório declarar o ITR pessoa física ou jurídica, proprietário ou posseiro do imóvel rural. A DITR é composta pelo Documento de Informação e Atualização Cadastral do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (Diac) e pelo Documento de Informação e Apuração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (Diat).

O produtor que tiver o imóvel cadastrado no Cadastro Ambiental Rural (CAR) também deve informar na DITR 2023 o respectivo número do recibo de inscrição. A DITR deve ser enviada por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR (Programa ITR 2023) que estará disponível no site da Receita Federal https://www.gov.br/receitafederal. A declaração também poderá ser transmitida pelo programa Receitanet.

Caso o contribuinte verifique que cometeu erros ou esqueceu alguma informação, deve enviar uma declaração retificadora após o envio da DITR 2023. A declaração retificadora deve conter todas as informações anteriormente declaradas mais as devidas correções, sem interromper o pagamento do imposto apurado na DITR original.

Imagem: divulgação

Comunicação Sistema Faeg/Senar/ com informações da Assessoria de Comunicação da CNA

Áreas de atuação

Veja também

ProArte:

Notícia

ProArte: Senar oferece programa gratuito para ajudar produtores artesanais

Desafio

Desafio AgroStartup 2024: veja os vencedores da maior maratona de startups do agro no Brasil

400

Notícia

400 pessoas participam de Dia de Campo, do Senar Goiás, em fazenda caso de sucesso de pecuária leiteira

Imagem