Detectados novos casos de ferrugem asiática em Goiás

Imagem

oiFabiana Sommer de Rio Verde

Cinco novos focos de ferrugem asiática foram diagnosticados pelo laboratório de fitopatologia do Sindicato Rural (SR) de Rio Verde. Destes, dois são no município de Rio Verde, mais precisamente na região entre Jataí e os outros três focos foram encontrados no município de Paraúna. Com os focos descobertos nesta semana, o número chega a seis na região nesta safra.

De acordo com as profissionais do laboratório de fitopatologia, embora o período de colheita esteja se aproximando, é importante que o produtor rural não descuide da lavoura. “As aplicações de fungicidas são fundamentais e por mais que a colheita esteja próxima, deixar de aplicar pode trazer graves consequências”, esclarece a acadêmica em agronomia e estagiária do laboratório, Jane Nunes Bueno.

De acordo com a também acadêmica de agronomia e estagiária do laboratório, Thaynara Brandão, o clima pode ser uma das explicações para o surgimento de novos casos. “A ferrugem asiática é um fungo que não gosta de temperaturas muito altas e prefere ambientes entre 18º e 28º graus, mas, o molhamento foliar é o principal causador da doença”, explica.

Com esses novos diagnósticos, o produtor rural deve ficar ainda mais atento e manter vigilância constante nas lavouras.

Áreas de atuação

Veja também

Pecuaristas

Pecuaristas de leite de Caldas Novas aumentam produção em 24% com ATeG

Ifag

Ifag formaliza contrato para pavimentação da GO-147 em solenidade com autoridades e produtores

Mulheres

Notícia

Mulheres do Agro fazem doações a pacientes do Hospital de Câncer Araújo Jorge

Imagem