Do campo à cidade, tecnologias surpreendem e garantem resultados no agro

Imagem

O Sistema Faeg Senar trouxe uma novidade para a edição da Tecnoshow COMIGO, que acontece em Rio Verde (GO) até a próxima sexta-feira (12). Durante os cinco dias de realização da maior Feira de tecnologia do Centro-Oeste brasileiro, os olhares estarão voltados para as startups que chegam como novidades e uma forma de contribuir e impulsionar o setor agropecuário em Goiás.

Das 08h às 18h, no Bistrô Espaço Senar Sebrae acontecerão exposições para empresas inovadoras do Agro. Nesta terça-feira (09), foi realizado o lançamento da plataforma digital Vaquinha do Campo que tem a curadoria do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG) e Aline Meireles Costa.

“Estamos aqui na Tecnoshow apresentando a plataforma onde qualquer pessoa ou investidor pode aportar recursos em projetos de interesse social, ambiental e setorial como o agro. Para projetos inovadores, a plataforma têm como objetivo o financiamento coletivo, definindo assim como alternativa que apoie projetos de inovação na tecnologia. Estamos na fase de captação de projetos que serão pré-cadastrados e passarão pelo IFAG,” informou Aline.

A geração de negócios no agro

Rafael Ferreira, Rodrigo Florêncio, Eldon Clayton e Guilherme Cunha se uniram para apresentar aos visitantes da Tecnoshow o Avant Agro - Drones e Agricultura. A startup que tem dois anos de existência surgiu para realizar mapeamento aéreo de drones, monitoramento de precisão, além de habilitar seus usuários com cursos e treinamentos. A equipe multidisciplinar tem como foco principal o trabalho com os grãos e o segundo ponto é acompanhar as produções de cana-de-açúcar, café e tomate. O diferencial da empresa é atender o produtor na desmistificação do uso do drone. A demanda para o futuro é conectar os consultores aos bons prestadores de serviços com os drones e players desta área pela Avant Conect.

Outra apresentação foi feita pela Bristom, que surgiu em julho de 2018 e foi consolidada em janeiro deste ano após o Desafio AgroStartup. Juliano Peroto, Daniel Gasparini e Cláudio Ávila contam que os principais objetivos da startup são as soluções de automação e monitoramento, como foco em produtores que utilizem dados meteorológicos e/ou irrigação para suas atividades rurais, além do desenvolvimento de solução para demanda específica de um produtor rural. Esta tecnologia segue a proposta de inovação e desenvolvimento do agro levando ao produtor tranquilidade para reduzir sua operacionalidade, tornando o sistema mais autônomo visando a redução de custos. A expectativa da startup é lançar a segunda arquitetura de soluções que está em desenvolvimento com foco na integração e solução de demandas ao produtor.

A Stay Safe de Gustavo Batista, Rafael Jardim, Gabriel Azevedo e Lucas Pereira tem como proposta o armazenamento dos dados colhidos no dia a dia do agronegócio, sempre migrando com cautela para as nuvens e servidores específicos que alinhem sua gestão. Assim, o produtor tem acesso aos seus dados de produção de diferentes dispositivos para monitorar tudo que for atraente e abordar potencialidades da produção. Eles informam que a próxima melhoria é escutar o produtor para solucionar qualquer questão dos dados de forma assertiva.

Comunicação Sistema Faeg Senar

Fotos: Fredox Carvalho

Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem