Senar Goiás participa do Conexões Criativas

Imagem

goiascriativo- capaQuem já conhece a fundo o artesanato goiano – e toda história que ele carrega em suas cores, trançados, formas e combinações – não se espanta quando se depara com uma iniciativa que pretende divulgar a arte feita com as mãos e com o coração. “A causa é mais que justa. E mais: é a oportunidade ideal para discutirmos ainda a qualidade e o design dos produtos e o fortalecimento da marca. Coisas práticas que fazem toda a diferença no momento da venda”, pontua a coordenadora dos cursos de artesanato, saúde e demais programas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás, Fátima Araújo.

A iniciativa de discutir o artesanato goiano partiu da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e agora conta com apoio de vários segmentos culturais. Por meio de um convênio com o Ministério da Cultura, o governo estadual criou o Goiás Criativo, cuja sede fica no Centro Cultural Octo Marques, setor central da capital. Dentro do projeto surgiu o Conexões Criativas, que com a tutoria educacional de Margareth Ribeiro, reuniu um grupo de artesãos e representantes do setor para discutir formas de alavancar o artesanato goiano.

Fátima, que participou de todas as reuniões, esteve no último encontro para falar sobre os cursos oferecidos pelo Senar Goiás na área de artesanatos e dos desafios e possibilidades econômicas da profissão. No local, o grupo debate ainda a realidade atual do artesanato no Brasil, o potencial, a cadeia produtiva e os gargalos do setor. O objetivo é, a partir de dados de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), debater a necessidade de organização do artesanato em Goiás e da conscientização do artesão sobre sua posição como empresário.

goiascriativo-fatimaPara Fátima, um outro ponto que precisa ser levado em consideração é a qualidade e o design do produto. “Temos artesãos artistas, mas a grande massa está preocupada com a padronização dos produtos para a venda. O artesão muitas vezes não cria e por isso precisamos pensar na maneira pela qual as instituições trabalham as conexões criativas”.

Durante os encontros definiu-se ainda a criação de uma agenda de parcerias e ações, junto à Associação Brasileira das Indústrias Hoteleiras em Goiás para uma possível manifestação temática do artesanato goiano e a criação de um site para apresentação dos trabalhos.

A importância dos encontros foi destacada diante dos dados que representam o artesanato goiano. Ao todo, são 8,5 milhões de artesãos, sendo que 87% são mulheres, que geram R$ 30 bilhões por ano, representando 2,8% do PIB nacional.

Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem