Faeg doa equipamentos para artesãos de Mineiros

Presidente da Faeg realizou entrega para Arcam e recebeu o agradecimento das artesãs. Foto Anne VilelaMichelle Rabelo
Tudo aquilo que facilita o processo produtivo não representa apenas a conquista do lucro em um menor espaço de tempo, mas sim o fortalecimento do negócio. A afirmação é da presidente da Associação dos Artesãos e Artistas de Mineiros (Arcam), Neide Pereira, que recebeu em nome dos integrantes equipamentos que devem intensificação a fabricação das peças que enchem os olhos.

A doação foi feita pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), na tarde desta sexta-feira (3) durante a 36ª Exposição Agropecuária de Mineiros (Expomineiros). O presidente da entidade, José Mário Schreiner, esteve no local e fez questão de elogiar a organização da associação.

Neide explicou que a doação vai facilitar muito a vida dos associados, “pois eles começam a terminam as peças no mesmo dia”. A lista de maquinários a qual Neide se refere é composta por furadeiras, serras, makitas, lixadeiras, maçaricos e compressas – materiais utilizados para fazer o acabamento dos artesanatos. “A Arcam existe há 20 anos e nós utilizamos matéria prima retirada do Cerrado. Muita coisa precisa de um acabamento mais trabalhado. Os instrumentos não poderiam ter vindo em melhor hora”.

José Mário Schreiner, que também é presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), disse que a doação confirma mais uma vez que as parcerias são fundamentais para modificar a vida das pessoas. “No nosso caso, quando Faeg, Senar Goiás e Sindicatos Rurais caminham juntos o sucesso é garantido. Fomos articulando, pedindo, mexendo aqui e ali. Só estou aqui realizando essa doação devido ao trabalho de muitas pessoas e em nome delas que digo: sinto-me muito feliz em conseguir cumprir um compromisso com a comunidade”, pontuou.

José Mário aproveitou para falar sobre a importância da capacitação. “Não bastar querer ser artesão. É preciso se qualificar. O Senar Goiás oferece vários cursos na área do artesanato como biojoias, flores de palha de milho, bolsas, entre outros”.

Associação já existe há 20 anos e trabalho foi destacado por Schreiner. Foto Anne VilelaArtesanato no campo da agropecuária
Schreiner esteve em Mineiros para visitar a Exposição Agropecuária e ao fazer a doação dos maquinários não pode deixar de falar sobre a importância da Expomineiros. “Todo anos quando chego aqui tenho uma surpresa. Hoje eu vi máquinas de última geração, genética por toda parte, tecnologia de ponta. É a representatividade do dinamismo do agronegócio brasileiro. Nos últimos 30 anos, nós deixamos de ser grandes importadores de alimentos, nos posicionamento bem no ranking dos exportadores. É muito importante que a população participe de eventos como esse”.

José Mário também destacou a necessidade de um maior apoio às exposições agropecuárias por parte do poder público. “Esse é um cenário mais que propício para discutirmos caminhos para que o agro evolua ainda mais. Quando o poder público apoia um evento como esse não apoia apenas os produtores, mas aposta no desenvolvimento econômico. Aqui conciliamos dois importantes focos: conhecimento – com cursos profissionalizantes, e novidades – com o que há de mais moderno no mercado”.

Na opinião do presidente da Faeg, a evolução do setor agropecuário representa o desenvolvimento da sociedade como um todo. “O bom desempenho do setor em meio à crise econômica que o país atravessa é a prova viva de que somos o caminho que vai levar municípios, estados e o Brasil a uma situação melhor”.

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem