Equoterapia do Senar Goiás se destaca novamente em competição no Distrito Federal

Imagem

20 anos e uma vontade imensa de superar os desafios impostos pela vida. Assim é Maykon Marques que tem paralisia cerebral desde o nascimento. Mas isso não o impede de se destacar como atleta de adestramento paraequestre.

Em 2019 ele começou as atividades no Centro de Equoterapia João Lucas em Jussara, onde o Senar Goiás oferece capacitação técnica para a realização das atividades. Lá a fisioterapeuta Isabella Souza e o equitador Pedro Tavares, perceberam o talento dele e foram trabalhando as habilidades.

No mesmo ano, durante o 1º Encontro Goiano de Equoterapia, o Senar Goiás foi convidado a apresentar um Caso de Sucesso. A equipe e o instrutor Diego Almeida, decidiram treinar o Maykon. O adestramento paraequestre trabalha parceria, arte, tradição e sintonia entre homem e animal, através de coreografias.

“O Maykon tem apresentado ótimos resultados. Em maio foi primeiro lugar na 1ª etapa do Ranking da Federação Hípica de Brasília e nos últimos dias, 5 e 6 de junho, ficou em segundo lugar na Copa Poupex de Adestramento, também em Brasília”, conta Isabella.

O exemplo de evolução do Maykon faz com que se abra um grande leque para que outros atletas de adestramento paraequestre tenham a mesma oportunidade de desenvolvimento. A maior dificuldade é porque em Goiás não tem essa modalidade.

“Eu já até enviei um ofício para a Federação Hípica de Goiás (FEHGO), sugerindo a criação de um Comitê Goiano de Adestramento. É muito importante que essa iniciativa se concretize para que possamos desenvolver mais essa modalidade do esporte no nosso estado” explica a fisioterapeuta.

De acordo com a FEHGO, Maykon é o pioneiro nessa modalidade no estado. “Com certeza abrirá caminho para outros atletas. E surgindo a demanda, Goiás futuramente poderá ter o adestramento paraequestre também”.

Maykon deve participar de uma nova competição a partir de agosto. O Senar Goiás atua em 36 Centros de Equoterapia no estado sempre levando, através do cavalo, uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.

Comunicação Sistema Faeg/Senar


Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem