eSocial é prorrogado pelo governo para janeiro de 2018

Imagem

esocialAssessoria de comunicação da Faeg

O Diário Oficial da União (DOU) publicou resolução que prorroga novamente o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). O novo prazo entrará em vigor no começo de 2018 para os empregados e contribuintes com faturamento em 2016 acima do valor de R$ 78 milhões e em julho de 2018 para os demais empregados e colaboradores. A ferramenta, lançada pelo Governo Federal, em junho de 2013, tem como objetivo facilitar a comunicação entre empresas e governo, de forma unificada, na prestação de informações relativas aos direitos trabalhistas.

Segundo a gerente financeira da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Divina Marcelo, é importante aproveitar o tempo de prorrogação para planejar a execução das práticas do eSocial. “Nesse período em que o Sistema foi prorrogado, devemos fazer as adequações necessárias. Infelizmente temos a tendência de deixar para a última hora, porém é a oportunidade para aplicarmos esse tempo para organizar os processos”, destacou a gerente.

Entenda o caso

A prorrogação do prazo vinha sendo discutida desde o início de junho, mas ainda não havia confirmação oficial sobre as datas. Segundo o novo cronograma divulgado pelo Comitê Gestor do eSocial. A resolução oficializou, ainda, a transferência do ano-base do faturamento para 2016. Muitos empreendimentos que, em 2014, faturavam acima de R$ 78 milhões, fecharam 2015 com resultado menor por causa da retração da economia brasileira e devem chegar ao fim deste ano com resultados semelhantes.

Sobre o eSocial

O Sistema, disponibilizado por meio do portal (www.esocial.gov.br) busca auxiliar o recolhimento de forma conjunta das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Imposto de Renda. Assim que anexados no sistema, os documentos serão armazenados no Ambiente Nacional do eSocial.

As empresas também são obrigadas a prestar informações relacionadas ao contrato de trabalho como admissão, alterações de salários, afastamentos, estabilidades, aviso prévio, entre outros, além de informações relativas a mão de obra terceira e autônoma. As informações ficarão reunidas em um único sistema acessível a determinados órgãos e instituições.

Mantido pela Receita Federal, o eSocial foi regulamentado através do Decreto 8.373/2014, e da Resolução 1/2015 do Comitê Gestor do e-Social, onde consta a reformulação dos eventos da folha de pagamento dos empregados.

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem