Evento destaca importância da universalização dos orgânicos

Imagem

2014-06-05 organicosMichelle Rabelo

Com palestras, treinamentos e feiras já em andamento desde o último dia 27, foi realizada nesta quinta-feira (5) a abertura oficial da X Semana de Alimentos Orgânicos em Goiás, que segue até dia 13 de junho. O evento, realizado pela Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Goiás (SFA-GO/Mapa), conta com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e objetiva disseminar informações à sociedade a respeito da alimentação orgânica e fomentar a cadeia produtiva do setor, além de universalizar o consumo dos produtos.

O assessor técnico da Faeg para a área de fruticultura, Alexandro Alves, participou da abertura representando o presidente da instituição, Leonardo Ribeiro. “A cadeia produtiva dos orgânicos representa um nicho de mercado bastante específico e traz conceitos importantes de sustentabilidade ambiental, além do viés social, já que busca integrar os pequenos produtores rurais a uma cadeia produtiva mais competitiva e com produtos de maior valor agregado” pontua Alexandro.

2014-06-05 organicos alexandro

O assessor lembra que o sustentáculo da produção orgânica está baseado em conceitos importantes como a segurança alimentar, o uso sustentável dos recursos naturais, a biodiversidade e a participação da juventude rural, além de buscar reconhecer o protagonismo da mulher.

O superintendente federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Francisco Carlos de Assis agradeceu ao público presente e fez uma prévia da programação do tradicional evento, organizado anualmente, em todo o país.

Segundo Francisco, neste ano, a programação conta com feiras, palestras, oficinas de gastronomia, degustações e apresentações artísticas. Entre as temáticas, estão as hortas comunitárias e urbanas. Além disso, uma feira de produtos orgânicos aberta ao público está montada no pátio da instituição.

2014-06-05 organicos fransciscoCom tema central “cuidar da terra, alimentar a saúde e cultivar o futuro”, a 10ª edição da Semana também será palco de uma discussão sobre o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, divulgado renitentemente pela presidente Dilma Rousseff.

Crescimento sustentável

Para o coordenador substituto de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Jorge Ricardo de Almeida, a agricultura orgânica vem crescendo em função do crescimento que existe nos diferentes setores que influenciam a agricultura e o consumo de alimentos de modo geral.

2014-06-05 organicos jorge

Jorge representou o Mapa durante a abertura e fez questão de destacar a importância do que permeia a agricultura orgânica como a questão do crédito rural, da assistência técnica e extensão rural, da formação de profissionais, da pesquisa e da criação de uma consciência do consumidor. “São diferentes áreas que precisam crescer para o setor agroecológico crescer é o caminho que vai da produção até o consumo”, pontuou.

O coordenador finalizou destacando a importância da informação dentro da agricultura orgânica. “Temos que trabalhar a informação de uma forma mais palatável, compreensível. O foco precisa ser, também, no público final. Ele precisa saber que a agricultura orgânica envolve produtor, distribuidor e consumidor. São diferentes contextos da produção orgânica”.

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem