Exportação de frutas cresceu 6% em volume em 2020 e Curso Técnico em Fruticultura do Senar Goiás se mostra como ótima qualificação para mercado

Imagem

O Mercado da fruticultura está em expansão e de acordo com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas, mesmo com a pandemia e isolamento social, a exportação de frutas cresceu 6% em volume no ano passado.

O dado reforça que apesar da recessão, a fruticultura continuou a gerar empregos e por isso o Sistema Faeg/ Senar está com inscrições abertas até o dia 27/01/2021 para o Curso Técnico em Fruticultura. A qualificação é uma novidade que foi programada justamente por conta do mercado em ascensão. Mais informações e inscrições no: https://bit.ly/3o3Zz6J.

Veja mais sobre o crescimento da fruticultura na matéria publicada no site Notícias Agrícolas

Ao contrário de muitas outras culturas afetadas durante o ano de 2020 por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, a produção e exportação de frutas seguiu firme e alcançou a marca de mais de 1 milhão de toneladas de frutas exportadas, crescimento de 6% em relação ao ano anterior. O setor faturou 875 milhões de dólares, 3% a mais que em 2019.

Destaque para as frutas cítricas, como o limão que aumentou 14% em volume em 2020. Segundo a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) acredita-se que esse bom desempenho esteja ligado também, além dos esforços dos produtores, na busca por alimentos que forneçam vitamina C e que resultem no aumento da imunidade. Manga foi outra fruta que teve crescimento significativo. Foram exportadas mais de 243 mil toneladas, 13% a mais comparado a 2019. As exportações de maçã cresceram 11%, Uva, 9% e melancia 5%.

Para a Abrafrutas, 2020 foi um ano atípico, incerto e desafiador, onde todos os produtores tiveram que reformular os processos de trabalho para que a produção não parasse e, assim, não faltasse fruta na mesa dos consumidores.

Nos primeiros meses, o setor teve que lidar com alguns problemas de logísticas por conta de voos que foram cancelados, porém, logo foram resolvidos e as frutas que embarcavam via modal aéreo voltaram a ser exportadas.

"A fruticultura brasileira, mesmo com todos os problemas adversos ocorridos durante 2020, conseguiu fechar o ano com aumento significativo em valor e volume. Isso se deve, especialmente, ao grande empenho dos produtores rurais que se adaptaram às questões de segurança, no qual atenderam todos os protocolos instituídos para evitar o contágio dos colaboradores e, assim, produziram de forma segura e eficaz frutas saborosas e de qualidade, de maneira que conseguiram atender as demandas com aumento nas exportações", afirmou o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho.

Na balança comercial, Abrafrutas afirma que o setor é pouco visto, mas em contrapartida, a fruticultura brasileira é grande geradora de emprego. Coelho ressalta que em um ano em que houve grande recessão, onde vários segmentos realizaram cortes financeiros, o setor de frutas seguiu forte, alimentando a população e empregando pessoas.

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Imagem: Divulgação


Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem