Gilmara Roberto
Na tarde desta terça-feira (4/6), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, apresentou o balanço de ações realizadas em 2013 para representantes de sindicatos rurais filiados. Durante a assembleia, foram tratadas ainda das principais e mais recentes intervenções realizadas pela Federação em defesa dos produtores rurais.
José Mário, que ao final da reunião oficializou seu período de licença como presidente da Faeg, apresentou o Relatório Anual 2013. No documento, um balanço de todos os programas, projetos, ações e conquistas da Federação no ano passado.
Entre as intervenções recentes realizadas pela Faeg, José Mário destacou os ofícios entregues ao governador Marconi Perillo no último sábado (31/5). Os documentos tratam da isenção do pagamento de IPVA de máquinas agrícolas – demanda proveniente da Medida Provisória 646/2014, que obriga o registro das máquinas –, e da recuperação ou pavimentação de 40 trechos de rodovias estaduais. Os trechos escolhidos foram indicados pelos sindicatos e correspondem a trechos prioritários para o setor produtivo. “Precisamos atuar de modo que o agronegócio continue crescendo e impulsionando o desenvolvimento econômico de Goiás”, declarou José Mário.
Foi aprovada ainda a Prestação de Contas e Balanço Patrimonial da Faeg. “Em 2013, trabalhamos rigorosamente conforme o orçamento e fechamos o ano com nossas metas cumpridas”, declarou o vice-presidente administrativo da Faeg, Eurípedes Bassamurfo da Costa.
Desafios
Entre as próximas discussões em que a Faeg deve se envolver, e que também foram levantadas durante a assembleia, está a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 57A de 1999. A matéria determina a expropriação de terras em que seja constatado trabalho escravo. “Este será o momento em que poderemos discutir e definir, por meio de uma legislação clara, o que é trabalho escravo”, considerou José Mário Schreiner, que declarou que há brechas na lei precisam ser sanadas. Para o presidente, é indispensável que esse tipo de exploração humana seja muito bem classificada e que se fechem as possibilidades de dúbias interpretações na lei para esse crime.
José Mário destacou que outro grande desafio do setor é ampliar a assistência técnica a produtores rurais. “Hoje, a Faeg atender cerca de 2 mil produtores rurais, mas há cerca de 80 mil produtores rurais precisando de assistência técnica em Goiás. Precisamos avançar em parcerias para ampliar essa atuação”, considerou.
Transferência de cargo
Ao fim da assembleia, José Mário e demais membros da diretoria assinaram o documento que oficializa a licença temporária de Schreiner – que se afasta para pleitear uma pré-candidatura a deputado federal por Goiás nas eleições de 2014. Durante este período, Leonardo Ribeiro presidirá a Faeg.