Faeg assume vice-presidência da diretoria provisória do CBH "AGORA"

Imagem

Na manhã da última terça-feira (09), aconteceu no auditório jornalista Jaime Câmara localizado no Palácio Pedro Ludovico, a 20ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos - CERHi. A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) assumiu a vice-presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Goianos do Araguaia, cuja ação estabelecerá ritos para processo de eleição dos membros da plenária e posteriormente da diretoria definitiva.

Na pauta, estavam em discussão itens como a solicitação da Associação de Produtores do Vale do Araguaia (APROVA) para compor também a diretoria provisória do Comitê de Bacia Hidrográfica AGORA. A resolução é para incorporar as Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos dos Afluentes Goianos do Alto Araguaia e Afluentes Goianos do Médio Araguaia à área de abrangência e atuação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Vermelho, alterando o nome de Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Vermelho – CBH Rio Vermelho para Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Goianos do Rio Araguaia – CBH AGORA.

Além desses foram feitas a apresentação do sistema de outorga pelo Superintendente de Recursos Hídricos, Marcos Antônio de Souza Menegaz demonstrando as demandas, os passivos e ações que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) irá fazer para acabar com o gargalo que existe hoje no Estado.

Também foi apresentada e aprovada a resolução que aprimora o regulamento de outorga, resultado do Grupo de Trabalho composto por membros do Conselho que atuou para conciliar todas as demandas dos setores usuários e gargalos administrativos, além de atualizar as ferramentas de outorgas e novas visões de gestão.

A analista técnica do Ifag, Jordana Sara esteve presente na reunião e informou que a aprovação pelo Conselho da proposta que altera a resolução nº 9 foi de extrema importância. “Ela estabelece o regulamento do Sistema de outorga das águas de domínio do Estado de Goiás. Na nova resolução existe a previsão das outorgas preventiva, sazonal e coletiva. Pleitos antigos do setor, principalmente pela outorga sazonal, vão permitir que na época de chuva o estado possa outorgar mais usuários, pois as vazões dos mananciais é maior,” esclarece.

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem