Gilmara Roberto
A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) promoveu reunião para discutir medidas preventivas e de proteção do Estado à tripanossomíase bovina, doença detectada em rebanhos de gado dos estados vizinhos de Minas Gerais, Tocantins e Mato Grosso do Sul, entre outros. Participaram da reunião representantes das comissões de pecuária de leite e corte da Faeg, do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Fundo para Desenvolvimento da Pecuária do Estado de Goiás (Fundepec) e do Sindicato das Indústrias de Laticínio de Goiás (Sindileite).
O presidente de Comissão de Pecuária de Corte da Faeg, Maurício Velloso, considerou que a discussão evidencia a preocupação de produtores e entidades representativas em zelar, não só pelos interesses dos produtores de gado de corte e leite, como também pela sustentação dos demais elos da cadeira produtiva. “Nos reunimos para tratar da tripanossomíase, que não é um problema de Goiás, mas, acima de tudo, para discutir propostas de proteção à pecuária do nosso Estado”, declarou.
Entre as próximas ações a serem encampadas pelo grupo de discussão estão a realização de seminários técnicos e a elaboração de cartilhas de orientação ao produtor.
{responsivegallery}2014/reunioes-e-palestras/comissao-sanidade-animal{/responsivegallery}