A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) esteve presente na quarta-feira, 29 de novembro, em um workshop para discutir o Projeto de Unificação das Exportações, em Brasília. A iniciativa que faz parte de uma ação do Consórcio Brasil Central para definir uma agenda de exportações para os estados do Brasil Central, ou seja, Maranhão, Tocantins, Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
De acordo com o coordenador Técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Fernando Borges Fernandes, que representou a Faeg no evento, a exportação de produtos do agronegócio é um dos principais assuntos na pauta de discussões do Consórcio. “ O evento teve como objetivo definir o escopo de uma agenda para exportações do Consórcio Brasil Central, definindo de forma estratégica quais os países prioritários e os temas básicos a serem abordados diante da temática, visando alavancar o início de novos acordos nos próximos quatro anos”, explica.
O trabalho de Estratégia Unificada de Exportações é coordenado pela Secretaria Executiva do Consórcio Brasil Central, e conta com a consultoria da Macroplan – empresa que presta consultoria em cenários prospectivos, administração estratégica e gestão de comércio – para organizar e fomentar as discussões entre os representantes e integrantes do consórcio. Neste primeiro momento as ações serão focadas em dois eixos, na agenda internacional de negociações do consórcio, voltada para o comércio e a elaboração de mecanismo de monitoramento das negociações internacionais, e no segundo eixo centralizar ações no potencial da exportação, para definir estratégias de desenvolvimento, para até seis produtos não tradicionais da região, contribuindo assim para a diversificação das exportações, e por último estabelecer metodologia de referência.
Texto: Assessoria de Comunicação
Foto: Arquivo pessoal