Federação discute legislação trabalhista e mercado de boi

mozarlândia 4Catherine Moraes


Com o intuito de alertar os produtores rurais sobre legislação trabalhista e mercado pecuário, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) realizou nesta semana duas edições do programa Campo em Ordem. Desta vez, os municípios participantes foram Mozarlândia e Nova Crixás e os eventos foram realizados nos dias 10 e 11, respectivamente. Para isso, contou com a presença da assessora jurídica da federação, Rosirene Curado; presidente da Comissão de Pecuária de Corte, Maurício Velloso e da assessora técnica da Faeg para a área de pecuária de corte, Christiane Rossi.


A principal pauta debatida foi a NR-31, que dispõe sobre Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura. A Faeg vem, desde a publicação da norma, desenvolvendo várias ações de conscientização do produtor rural. Entre as abordagens estão: a forma correta de contratação dos funcionários e de mão de obra terceirizada, as exigências acerca das instalações da propriedade para com o trabalhador, dos equipamentos de proteção individual, dos cursos de capacitação dos funcionários e esclarecimentos sobre o trabalho degradante.


CrixásNa sequência, Christiane falou sobre o mercado do boi e também sobre o programa Pesebem, da Faeg, que instala balanças em frigoríficos goianos. O intuito é aumentar a relação de confiança entre produtor e frigorífico, por meio de relatório impresso que compara as duas balanças. Em 10 anos de existência, o programa já soma mais de 6 milhões de gados abatidos.


Produtor rural da cidade de Itapuranga, Luiz Gonçalves participou do evento em Mozarlândia e afirma que a realização foi de suma importância para a classe. “Dessa forma podemos conhecer não só nossos direitos, mas também nossos deveres. Essa reunião esclarece nossas dúvidas, mostra que estamos um pouco atrasados em nossa legislação e que precisamos adequá-la. É melhor termos consciência do nosso papel antes de termos um problema grave e argumentar que não sabíamos. Esse é o papel da federação e para nós foi excelente!’, completou.

Áreas de atuação

Veja também

Programa

Notícia

Programa do Senar Goiás proporciona bons resultados na produção de grãos

1º

Notícia

1º Fórum Cenários da Safra 2025/26 acontece gratuitamente e online nesta terça-feira, 09/09

Ifag

Notícias

Ifag lança canteiros de obras nas GOs 178 e 180

Imagem