Catherine Moraes
Com o intuito de alertar os produtores rurais sobre legislação trabalhista e mercado pecuário, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) realizou nesta semana duas edições do programa Campo em Ordem. Desta vez, os municípios participantes foram Mozarlândia e Nova Crixás e os eventos foram realizados nos dias 10 e 11, respectivamente. Para isso, contou com a presença da assessora jurídica da federação, Rosirene Curado; presidente da Comissão de Pecuária de Corte, Maurício Velloso e da assessora técnica da Faeg para a área de pecuária de corte, Christiane Rossi.
A principal pauta debatida foi a NR-31, que dispõe sobre Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura. A Faeg vem, desde a publicação da norma, desenvolvendo várias ações de conscientização do produtor rural. Entre as abordagens estão: a forma correta de contratação dos funcionários e de mão de obra terceirizada, as exigências acerca das instalações da propriedade para com o trabalhador, dos equipamentos de proteção individual, dos cursos de capacitação dos funcionários e esclarecimentos sobre o trabalho degradante.
Na sequência, Christiane falou sobre o mercado do boi e também sobre o programa Pesebem, da Faeg, que instala balanças em frigoríficos goianos. O intuito é aumentar a relação de confiança entre produtor e frigorífico, por meio de relatório impresso que compara as duas balanças. Em 10 anos de existência, o programa já soma mais de 6 milhões de gados abatidos.
Produtor rural da cidade de Itapuranga, Luiz Gonçalves participou do evento em Mozarlândia e afirma que a realização foi de suma importância para a classe. “Dessa forma podemos conhecer não só nossos direitos, mas também nossos deveres. Essa reunião esclarece nossas dúvidas, mostra que estamos um pouco atrasados em nossa legislação e que precisamos adequá-la. É melhor termos consciência do nosso papel antes de termos um problema grave e argumentar que não sabíamos. Esse é o papel da federação e para nós foi excelente!’, completou.