Faeg e Ifag participam de reunião da Comissão Nacional de Irrigação

Imagem

O presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, vice-presidente institucional do Sistema Faeg/Senar, Eduardo Veras, a analista técnica do Ifag, Jordana Sara e o presidente da Comissão Irrigação da Faeg, Eduardo Cabral participaram na tarde da última quarta-feira (26), em Brasília, da Reunião da Comissão Nacional de Irrigação.

Os principais assuntos discutidos foram a proposta para alteração da Resolução CONAMA -284 (licenciamento ambiental), Resolução 800 Aneel cujas ações e estratégias previstas visam os descontos e incentivos fiscais, apresentação e debate sobre o Projeto de Lei de Barragens para Irrigação, encaminhamentos e ações previstas para os polos de irrigação de Santa Maria, Araguaia e Cristalina.

As ações de explicação para a sociedade sobre como funciona a irrigação e a apresentação feita pelo gerente geral da NaanDanJain Brasil e América do Sul, Alfredo Mendes “Novas tecnologias e tendências da irrigação localizada no Brasil e do Mundo” também fizeram parte dos assuntos em pauta. Estiveram também presentes os presidentes das federações de agricultura estaduais, membros da Comissão Nacional de Irrigação e Associações de Irrigantes.

Pela CNA

A Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu na quarta, em Brasília, para tratar de temas relacionados ao desenvolvimento do setor. Um dos temas foi a necessidade de revisão da Resolução nº 800/2017, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Essa resolução passou a exigir de produtores rurais irrigantes o licenciamento ambiental e a outorga para os descontos na energia previstos na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

A normativa vai impactar no custo de energia e poderá inviabilizar a produção de várias culturas irrigadas. O presidente da comissão e vice presidente institucional da Faeg, Eduardo Veras, defendeu a realização de uma audiência pública com a participação de diversos setores para mostrar a importância da utilização da tecnologia de irrigação para garantir a segurança alimentar.

O vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio Cézar Busato, destacou que o setor agropecuário precisa planejar ações para melhorar a imagem perante a sociedade, tendo em vista que os agricultores irrigantes utilizam os recursos hídricos de modo eficiente para garantir a produção de alimentos de qualidade que estão diariamente na mesa das pessoas a um preço acessível.

Outro assunto foram os polos de irrigação. A partir de uma demanda do Governo Federal, a CNA está articulando ações para impulsionar a produção nas regiões de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e no Vale do Araguaia e Brasil Central, em Cristalina, Goiás.

O assessor técnico da Comissão Nacional de Irrigação, Gustavo Goretti, explicou que a entidade está identificando os desafios dos produtores dessas regiões para elaborar ações que promovem o desenvolvimento da agricultura irrigada, gerando mais emprego e renda.

Ao final da reunião, os participantes assistiram a palestras sobre novas tecnologias e tendências de irrigação localizada no Brasil e no mundo com o gerente geral da empresa NaanDanJain na América do Sul, Alfredo Mendes.

Fotos: Adriano Brito

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem