AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Faeg e Ifag participam de reunião da Comissão Nacional de Irrigação

Imagem

O presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, vice-presidente institucional do Sistema Faeg/Senar, Eduardo Veras, a analista técnica do Ifag, Jordana Sara e o presidente da Comissão Irrigação da Faeg, Eduardo Cabral participaram na tarde da última quarta-feira (26), em Brasília, da Reunião da Comissão Nacional de Irrigação.

Os principais assuntos discutidos foram a proposta para alteração da Resolução CONAMA -284 (licenciamento ambiental), Resolução 800 Aneel cujas ações e estratégias previstas visam os descontos e incentivos fiscais, apresentação e debate sobre o Projeto de Lei de Barragens para Irrigação, encaminhamentos e ações previstas para os polos de irrigação de Santa Maria, Araguaia e Cristalina.

As ações de explicação para a sociedade sobre como funciona a irrigação e a apresentação feita pelo gerente geral da NaanDanJain Brasil e América do Sul, Alfredo Mendes “Novas tecnologias e tendências da irrigação localizada no Brasil e do Mundo” também fizeram parte dos assuntos em pauta. Estiveram também presentes os presidentes das federações de agricultura estaduais, membros da Comissão Nacional de Irrigação e Associações de Irrigantes.

Pela CNA

A Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu na quarta, em Brasília, para tratar de temas relacionados ao desenvolvimento do setor. Um dos temas foi a necessidade de revisão da Resolução nº 800/2017, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Essa resolução passou a exigir de produtores rurais irrigantes o licenciamento ambiental e a outorga para os descontos na energia previstos na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

A normativa vai impactar no custo de energia e poderá inviabilizar a produção de várias culturas irrigadas. O presidente da comissão e vice presidente institucional da Faeg, Eduardo Veras, defendeu a realização de uma audiência pública com a participação de diversos setores para mostrar a importância da utilização da tecnologia de irrigação para garantir a segurança alimentar.

O vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio Cézar Busato, destacou que o setor agropecuário precisa planejar ações para melhorar a imagem perante a sociedade, tendo em vista que os agricultores irrigantes utilizam os recursos hídricos de modo eficiente para garantir a produção de alimentos de qualidade que estão diariamente na mesa das pessoas a um preço acessível.

Outro assunto foram os polos de irrigação. A partir de uma demanda do Governo Federal, a CNA está articulando ações para impulsionar a produção nas regiões de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e no Vale do Araguaia e Brasil Central, em Cristalina, Goiás.

O assessor técnico da Comissão Nacional de Irrigação, Gustavo Goretti, explicou que a entidade está identificando os desafios dos produtores dessas regiões para elaborar ações que promovem o desenvolvimento da agricultura irrigada, gerando mais emprego e renda.

Ao final da reunião, os participantes assistiram a palestras sobre novas tecnologias e tendências de irrigação localizada no Brasil e no mundo com o gerente geral da empresa NaanDanJain na América do Sul, Alfredo Mendes.

Fotos: Adriano Brito

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Especialistas

Notícias

Especialistas discutem mercado e perspectivas para a pecuária

Sistema

Notícias

Sistema Faeg/Senar é destaque nacional no Prêmio IEL de Talentos 2024

Donos

Notícias

Donos e usuários precisam ter atenção especial com barragens em período chuvoso

Imagem