AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Senar Goiás e Faeg juntos em busca da conservação ambiental

Nayara Pereira
Com auditório lotado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), lançaram oficialmente nesta quarta-feira (3), a versão estadual do Programa Proteção de Nascentes, que visa preservar mananciais em todo o estado e o Programa Agrinho, que incentiva a prática pedagógica e a construção de conhecimento. As ações têm como tema em comum o cuidado e a conservação da água - importante recurso natural do planeta. O evento ocorreu na sede da Federação e contou com a presença de autoridades políticas, representantes de Sindicatos Rurais (SRs) e entidades parceiras.

No que diz respeito as ações lançadas pela Faeg e pelo Senar Goiás, o presidente das entidades, José Mário Schreiner, destacou a importância de jovens empreendedores desenvolverem ações com temas voltados para o meio ambiente. “A água é um bem comum e de responsabilidade de todos. Por isso, envolver adultos, crianças e principalmente jovens empreendedores conseguiremos transformar o mundo em algo melhor”, ressaltou.

Na opinião do secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Vilmar Rocha, que também esteve presente no lançamento, os programas desenvolvidos pela Faeg, possibilitarão a inserção de mais produtores e principalmente da sociedade civil em ações de conservação ambiental. “É possível mobilizar a população e incentivar a preservação do nosso planeta. Se todos nós abraçarmos a mesma causa e andarmos juntos, com certeza iremos longe”, pontuou.

Estiveram presentes também na cerimônia de lançamento, o secretário de Agricultura, Antônio Flávio Camilo, que na ocasião estava representando o governador Marconi Perillo, o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Igor Montenegro e o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Arthur Toledo, além de autoridades municipais e estaduais.

Preservar e conservar

O que começou como um projeto especial do Senar Brasil, criou pernas próprias e andou rumo ao sucesso absoluto. Em 2015, Goiás foi o estado que mais preservou mananciais através do Programa Proteção de Nascentes, somando, ao todo, o número de 665. A ideia é identificar, mapear e preservar olhos d’água em cada município, impactando positivamente uma propriedade, comunidade ou região, em relação à melhoria de qualidade e da quantidade de água disponível para o consumo e preservação da biodiversidade.

Em 2016, a Faeg e Senar Goiás darão continuidade ao programa, porém de forma independente. “No mesmo formato, premiaremos o Sindicato Rural que mais proteger nascentes e que apresentar a melhor iniciativa ou projeto de proteção”, explicou Flávio Henrique Silva, gestor do Departamento Técnico do Senar Goiás, durante palestra aos presentes no auditório. Os mananciais deverão ser encontrados entre fevereiro e junho e os participantes deverão aplicar os cinco passos do programa: identificar, cercar, limpar a área, controlar erosões e plantar mata ciliar nativa.

De acordo com o gestor, o prazo para somar as melhores nascentes vai até o dia 15 de junho e o resultado sairá no dia 24 do mesmo mês, com a premiação de um carro 0km, para o primeiro lugar e o segundo uma moto Honda. “O incentivo principal é a proteção, mas como motivação as premiações poderão estimular mais pessoas a participarem e consequentemente teremos mais nascentes protegidas em todo o estado”, explicou Flávio.

Agrinho 2016
Menino dos olhos da Faeg e do Senar Goiás, o Programa Agrinho chega à sua oitava edição, sempre buscando desenvolvimento de projetos locais que levem à construção de conhecimento com um tema específico. Com o tema: “Água: preservação e uso no campo e na cidade”, os docentes e discentes terão um trabalho durante o ano letivo, mirando no desenvolvimento sustentável e na qualidade de vida.

Este ano, o desafio será ensinar aos alunos como atuar para melhorar o mundo. E, uma novidade: uma categoria extra foi incluída no programa, Agrinho Jovem – Empreendedorismo Sustentável, que abrange Ensino Médio regular e educação de jovens e adultos. “Não poderíamos deixar de envolver jovens em projetos que envolvem todo a comunidade. E nada mais importante do que termos jovens em busca de objetivos para empreender e trabalhar em ações que possam fazer a diferença onde eles estão. E ainda mais, mudarem o país e trazer um futuro melhor para todos”, destacou o presidente da Faeg, José Mário Schreiner.

Há também as demais e já tradicionais categorias: Desenho, para educação especial. 1º e 2º anos do Ensino Fundamental; Redação, para alunos do 3º ao 9º ano; e Escola Agrinho, para docentes e demais agentes escolares. Além da bagagem educacional, os participantes também concorrerão a prêmios, dentre eles viagens técnicas nacionais para conhecer experiências bem-sucedidas.

Agrinho Jovem
Como categoria nova e apresentada para professores, presidentes de Sindicatos, prefeitos, secretários municipais, subsecretários regionais de Educação, gestores escolares e multiplicadores dos programas em anos anteriores, o Agrinho Jovem visa envolver jovem empreendedores. “Os alunos do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos participantes do Programa Empreendedor Jovem, egressos do Agrinho, Pronatec podem participar”, disse a gestora do Departamento de Inovação do Senar Goiás, Rosilene Jaber.

Áreas de atuação

Veja também

União

Notícia

União Europeia já fala na possibilidade em adiar lei antidesmatamento até 2025

Empreendedorismo

Notícia

Empreendedorismo da cidade ao campo

Agrodefesa

Notícias

Agrodefesa muda procedimentos para lançamentos de atestados de vacinação contra brucelose em Goiás

Imagem