FAEG informa a suspensão temporária da elaboração da Lista Nacional de Espécies Exóticas Invasoras

A presidência da Comissão Nacional de Biodiversidade (CONABIO), exercida pela Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (SBio), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), emitiu o comunicado oficialmente da suspensão temporária do processo de elaboração da Lista Nacional de Espécies Exóticas Invasoras Presentes no Brasil.

A decisão foi tomada para garantir ampliação da consulta aos setores produtivos, especialmente aqueles que utilizam espécies potencialmente classificadas como exóticas invasoras, como agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura e indústria. O objetivo é assegurar que qualquer medida futura seja tecnicamente fundamentada e compatível com a realidade produtiva, evitando impactos indevidos sobre cadeias que dependem dessas espécies.

Segundo o comunicado, a análise será retomada somente após a consolidação das contribuições de todos os segmentos envolvidos, que posteriormente serão submetidas à apreciação da CONABIO. O colegiado reúne representantes de 12 ministérios, autarquias federais, entidades do setor produtivo como a CNA, órgãos estaduais e municipais de meio ambiente, universidades, institutos de pesquisa, agricultura familiar, pescadores artesanais, povos indígenas e comunidades tradicionais.

O Sistema FAEG/SENAR/IFAG continuará acompanhando o tema através da CNA e colaborando para que as políticas ambientais brasileiras avancem com equilíbrio, transparência e respeito à produção agropecuária

Comunicação Sistema Faeg/Getec

Áreas de atuação

Veja também

Melhora

Notícias

Melhora do clima reduz atraso do plantio de soja em Goiás, mas impactos ainda preocupam

Senar

Notícias

Senar Goiás realiza primeiro Feirão de Empregos do Agro em Palmeiras de Goiás

Programa

Notícias

Programa que pretende recuperar 40 milhões de hectares de pastagens é apresentado a produtores na Faeg

Imagem