Faeg intermedeia acordo entre usinas e produtores

Págs. 08 e 09 - Cana-de-Açúcar - colheitaDiante do impasse, por falta de pagamento, envolvendo usinas e produtores de cana-de-açúcar, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) intermediou, na última semana, uma reunião entre as partes. Ficou acordado que 50% do valor será pago aos produtores ainda na safra 2014/2015 (de julho a outubro), 25% na safra 2015/2016 (de julho a outubro), e os outros 25% na safra 2016/2017 (de julho a outubro).

Por fim, a safra 2014/2015 será paga normalmente, sendo 80% no decorrer da safra e os 20% restantes no fechamento de safra.

Segundo o presidente da Comissão de Cana-de-Açucar da Faeg, Ênio Fernandes, e o consultor técnico da área, Alexandro Alves, agora, a proposta passará por uma análise jurídica para verificação de questões relacionadas às garantias reais.

Segundo o Grupo Farias, já havia sido feito um levantamento relativo a safras anteriores e à safra atual para identificação do montante da dívida com os produtores. No lado oposto, produtores alegaram que em outubro/2013 foi feito um acordo de pagamento futuro que não foi cumprido.

Além do não pagamento, produtores reclamaram que a proposta de 2013 possibilitou a busca de recursos externos para investimento em tratos culturais nas lavouras e consequente manutenção da produtividade, deixou a classe em situação ruim perante os credores.

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem