Douglas Freitas
A exemplo das já consolidadas Tecnoshow Comigo, feira com foco nas tecnologias da área de grãos, e Tecnoleite, a qual apresenta as principais novidades da pecuária leiteira, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, lança na próxima quinta-feira (27), durante a abertura oficial da 44ª Exposição Agropecuária de Porangatu (Exponorte), a Exposição das Tecnologias Voltadas ao Desenvolvimento da Pecuária (Expopec). O objetivo do evento é levar à produtores rurais e profissionais da área, além de estudantes, interessados do setor e a sociedade como um todo, o que há de mais novo em termos de tecnologias que podem ser aplicadas no desenvolvimento da pecuária.
Realizado pela Faeg em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Instituto Inovar e Sindicato Rural de Porangatu, o evento, com início previsto a partir de 2016, visa tornar-se um espaço para apresentação, discussão e divulgação de tecnologias relacionadas a questões de genética, reprodução, maquinários, manejo, alimentação, enfim, temas relacionado a pecuária de modo geral. Com foco em todos os animais da área, desde os de corte como os bovinos, passando por bubalinos e muares, até caprinos, ovinos e suínos, a feira está prevista para ocorrer no Parque de Exposições de Porangatu, e no decorrer de decisões futuras serão estabelecidos demais especificidades.
O gerente de assuntos técnicos e econômicos da Faeg, Edson Alves, ressalta que o intuito é promover algo tão grandioso e importante para o setor, quanto a Tecnoshow e a Tecnoleite são para a área de grãos e leite, respectivamente. Além disso, lembra que a Expopec será realizada num período diferente ao da Exponorte, para que tenha seu momento específico e não perca o foco dado às tecnologias e novidades da pecuária. “Será uma data que realmente seja possível levar o pecuarista, os produtores rurais, as autoridades, especialistas que entendam o setor, os patrocinadores e as empresas expositoras para conhecerem e poderem participar ativamente da Exposição”, informa.
Edson acrescenta ainda: “É fundamental ter um evento como a Expopec, já que Goiás possui hoje o 3º maior rebanho de bovinos do país, fica em 5º lugar em número de cabeças de suínos e em 16º, com total de 33.075 cabeças, em relação aos caprinos. Será um espaço para que sejam conhecidas novas tecnologias e o que está sendo estudado na área de modo geral. A Expopec irá marcar a pecuária goiana, por justamente buscar o que há de melhor e mais eficiente na pecuária em Goiás, no Brasil e mundo”, finalizou o gerente.
Exponorte
Realizada pelo Sindicato Rural de Porangatu, a 44ª edição da Exposição Agropecuária de Porangatu (Exponorte), teve início na última sexta-feira (21), mas a abertura oficial acontece nesta quinta-feira (27). Diversas atrações e atividades integram os dias de realização do evento, que segue até a próxima segunda-feira (30). São torneios leiteiros, leilões de animais, pesagem e ultrassom, até dias de campo, shows, feiras e a realização do Seminário de Sensibilização do Projeto ABC Cerrado.