Faeg lança feira tecnológica durante 44ª Exponorte

Expopec será espaço para apresentação de tecnologias e novidades ligadas à pecuária. Foto Larissa MeloDouglas Freitas
A exemplo das já consolidadas Tecnoshow Comigo, feira com foco nas tecnologias da área de grãos, e Tecnoleite, a qual apresenta as principais novidades da pecuária leiteira, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, lança na próxima quinta-feira (27), durante a abertura oficial da 44ª Exposição Agropecuária de Porangatu (Exponorte), a Exposição das Tecnologias Voltadas ao Desenvolvimento da Pecuária (Expopec). O objetivo do evento é levar à produtores rurais e profissionais da área, além de estudantes, interessados do setor e a sociedade como um todo, o que há de mais novo em termos de tecnologias que podem ser aplicadas no desenvolvimento da pecuária.

Realizado pela Faeg em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Instituto Inovar e Sindicato Rural de Porangatu, o evento, com início previsto a partir de 2016, visa tornar-se um espaço para apresentação, discussão e divulgação de tecnologias relacionadas a questões de genética, reprodução, maquinários, manejo, alimentação, enfim, temas relacionado a pecuária de modo geral. Com foco em todos os animais da área, desde os de corte como os bovinos, passando por bubalinos e muares, até caprinos, ovinos e suínos, a feira está prevista para ocorrer no Parque de Exposições de Porangatu, e no decorrer de decisões futuras serão estabelecidos demais especificidades.

O gerente de assuntos técnicos e econômicos da Faeg, Edson Alves, ressalta que o intuito é promover algo tão grandioso e importante para o setor, quanto a Tecnoshow e a Tecnoleite são para a área de grãos e leite, respectivamente. Além disso, lembra que a Expopec será realizada num período diferente ao da Exponorte, para que tenha seu momento específico e não perca o foco dado às tecnologias e novidades da pecuária. “Será uma data que realmente seja possível levar o pecuarista, os produtores rurais, as autoridades, especialistas que entendam o setor, os patrocinadores e as empresas expositoras para conhecerem e poderem participar ativamente da Exposição”, informa.

Edson acrescenta ainda: “É fundamental ter um evento como a Expopec, já que Goiás possui hoje o 3º maior rebanho de bovinos do país, fica em 5º lugar em número de cabeças de suínos e em 16º, com total de 33.075 cabeças, em relação aos caprinos. Será um espaço para que sejam conhecidas novas tecnologias e o que está sendo estudado na área de modo geral. A Expopec irá marcar a pecuária goiana, por justamente buscar o que há de melhor e mais eficiente na pecuária em Goiás, no Brasil e mundo”, finalizou o gerente.

Exponorte

Realizada pelo Sindicato Rural de Porangatu, a 44ª edição da Exposição Agropecuária de Porangatu (Exponorte), teve início na última sexta-feira (21), mas a abertura oficial acontece nesta quinta-feira (27). Diversas atrações e atividades integram os dias de realização do evento, que segue até a próxima segunda-feira (30). São torneios leiteiros, leilões de animais, pesagem e ultrassom, até dias de campo, shows, feiras e a realização do Seminário de Sensibilização do Projeto ABC Cerrado.

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem