“Em Goiás, temos algumas feiras voltadas para a agropecuária, extremamente consolidadas, mas sentíamos falta de discutir tecnicamente a pecuária de corte do nosso Estado, por isso surgiu a Expopec”, afirma o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner. Ele lançou, oficialmente, na tarde desta quinta-feira, 2, a Expopec 2017 – Exposição das tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária, evento que será realizado de 23 a 26 de março, em Porangatu. O objetivo da exposição é divulgar as tecnologias voltadas ao aprimoramento da produção da carne bovina, ovina e suína no Centro-Oeste. O evento trará em sua programação palestras, demonstrações e oficinas, feiras de touros, espaço para negócios, exposição de animais, shoppings de cavalos, visitas técnicas, vitrines da carne, leilão, festival gastronômico e outras atividades.
Participaram do lançamento representantes de instituições e entidades como Sindicato Rural de Porangatu, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária do Estado de Goiás (Fundepec), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Superintendência Federal da Agricultura, Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás), Associação Goiana de Suinocultura (AGS), Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), além de demais parceiros do evento e imprensa.
Segundo José Mário, a escolha de Porangatu, no Norte do Estado, para sediar o evento, se deve ao fato do município manter uma pecuária forte, com produção de bezerros de qualidade, agregando produtores de outras regiões. Ele destaca que a feira representa grande parte do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Atualmente, o setor pecuário representa 40% do valor bruto da produção, cerca de 70% do PIB em Goiás. “Discussões como essas, técnica e científica, têm um valor agregado muito grande, porque permite levar novas tecnologias, colocando à disposição tudo aquilo que a ciência e a pesquisa desenvolvem a favor da pecuária de corte, da suinocultura e da ovinocaprinocultura. Além disso, a ciência e a pesquisa são os grandes responsáveis pelos avanços do setor pecuário e do agronegócio brasileiro – que têm sustentado a economia brasileira”, destaca.
Importância
O presidente do Sindicado Rural (SR) de Porangatu e também segundo vice-presidente institucional da Faeg, Gustavo Dourado, ressalta a responsabilidade e missão da Expopec, que se propõe a trazer o que a pecuária tem de melhor ao produtor rural. Ele reforça a importância que Porangatu tem dentro da pecuária de corte no Estado. “Nosso município é conhecido como a capital goiana do bezerro de qualidade. O coração sertanejo do Brasil, por isso, sinto-me honrado em sediar a segunda edição da Expopec, evento nacional, em prol da pecuária de corte”, afirma.
O diretor técnico do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal, agradeceu a oportunidade de participar de eventos como a Expopec. “O evento nos permite adquirir mais conhecimento em torno da pecuária. Com toda certeza, permite que o produtor se torne mais competitivo em seus negócios e com isso melhore sua produtividade”, sinaliza.
De acordo com o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Artur Toledo, a Faeg, ao realizar a Expopec, contribuí para fortalecer a agropecuária em Goiás. “A ideia de trazer a exposição para Porangatu no ano passado foi impressionante. Afinal, Goiás produz hoje mais de 23 milhões de toneladas de alimentos e com certeza, futuramente, até 2020, seremos o Estado brasileiro que mais exportará carne bovina. Então, teremos mais um evento, que com certeza será uma vitrine para o setor produtivo do nosso País”, sinalizou.
Programação/Expopec 2017
Palestrantes já confirmados
Drauzio Varella – A carne vermelha e seus benefícios-sem ideologia
André Bartocci – Manejo: a fórmula para ganhar produtividade sem gastar dinheiro
Antônio Chaker – A verdadeira gestão: conta sofisticada ou ‘arroz com feijão?’
Francisco Vila – Mulher, inevitavelmente herdeira, desejavelmente sucessora
Flávio Dutra – Ganho do rendimento ou rendimento do ganho? O que devemos saber sobre isso
Kellen Severo – Macro desafios, micro soluções
André Rocha – Ovinocultura: ovinos X bovinos ou ovinos + bovinos?
Nilo Chaves de Sá – Suinocultura: de volta aos negócios e à mesa
Fernando Sampaio – Pecuária moderna
Luiz Antonio Josahkian – Seleção genética como fator de produtividade e lucro
Teka Vendramini – A minha, a sua, a nossa história de superação permanente
Marcelo Penha – Não é opção, é obrigação. A pecuária lucrativa em ação!
Marcelo Bolinha e Elisabeth Schreiner – Vitrine da Carne
Rowena Petröl e Mariane Crespoline – Casos de experiências femininas com gestão no agronegócio
Paulo Leonel – Parceria Adir, Fazenda Conforto e Você
Adriane Zart – Manejo bovino sem stress – Nada nas mãos
Alcides Torres – Mediador dos painéis
(Programação sujeita a alteração)
Texto: Assessoria de Comunicação/Foto: Fredox Carvalho