Faeg lança mais uma edição da Expopec em Porangatu

capa sitge“Em Goiás, temos algumas feiras voltadas para a agropecuária, extremamente consolidadas, mas sentíamos falta de discutir tecnicamente a pecuária de corte do nosso Estado, por isso surgiu a Expopec”, afirma o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner. Ele lançou, oficialmente, na tarde desta quinta-feira, 2, a Expopec 2017 – Exposição das tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária, evento que será realizado de 23 a 26 de março, em Porangatu. O objetivo da exposição é divulgar as tecnologias voltadas ao aprimoramento da produção da carne bovina, ovina e suína no Centro-Oeste. O evento trará em sua programação palestras, demonstrações e oficinas, feiras de touros, espaço para negócios, exposição de animais, shoppings de cavalos, visitas técnicas, vitrines da carne, leilão, festival gastronômico e outras atividades.

Participaram do lançamento representantes de instituições e entidades como Sindicato Rural de Porangatu, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária do Estado de Goiás (Fundepec), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Superintendência Federal da Agricultura, Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás), Associação Goiana de Suinocultura (AGS), Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), além de demais parceiros do evento e imprensa.

Segundo José Mário, a escolha de Porangatu, no Norte do Estado, para sediar o evento, se deve ao fato do município manter uma pecuária forte, com produção de bezerros de qualidade, agregando produtores de outras regiões. Ele destaca que a feira representa grande parte do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Atualmente, o setor pecuário representa 40% do valor bruto da produção, cerca de 70% do PIB em Goiás. “Discussões como essas, técnica e científica, têm um valor agregado muito grande, porque permite levar novas tecnologias, colocando à disposição tudo aquilo que a ciência e a pesquisa desenvolvem a favor da pecuária de corte, da suinocultura e da ovinocaprinocultura. Além disso, a ciência e a pesquisa são os grandes responsáveis pelos avanços do setor pecuário e do agronegócio brasileiro – que têm sustentado a economia brasileira”, destaca.

Importância

O presidente do Sindicado Rural (SR) de Porangatu e também segundo vice-presidente institucional da Faeg, Gustavo Dourado, ressalta a responsabilidade e missão da Expopec, que se propõe a trazer o que a pecuária tem de melhor ao produtor rural. Ele reforça a importância que Porangatu tem dentro da pecuária de corte no Estado. “Nosso município é conhecido como a capital goiana do bezerro de qualidade. O coração sertanejo do Brasil, por isso, sinto-me honrado em sediar a segunda edição da Expopec, evento nacional, em prol da pecuária de corte”, afirma.

O diretor técnico do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal, agradeceu a oportunidade de participar de eventos como a Expopec. “O evento nos permite adquirir mais conhecimento em torno da pecuária. Com toda certeza, permite que o produtor se torne mais competitivo em seus negócios e com isso melhore sua produtividade”, sinaliza.

De acordo com o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Artur Toledo, a Faeg, ao realizar a Expopec, contribuí para fortalecer a agropecuária em Goiás. “A ideia de trazer a exposição para Porangatu no ano passado foi impressionante. Afinal, Goiás produz hoje mais de 23 milhões de toneladas de alimentos e com certeza, futuramente, até 2020, seremos o Estado brasileiro que mais exportará carne bovina. Então, teremos mais um evento, que com certeza será uma vitrine para o setor produtivo do nosso País”, sinalizou.

Programação/Expopec 2017

Palestrantes já confirmados

Drauzio Varella – A carne vermelha e seus benefícios-sem ideologia

André Bartocci – Manejo: a fórmula para ganhar produtividade sem gastar dinheiro

Antônio Chaker – A verdadeira gestão: conta sofisticada ou ‘arroz com feijão?’

Francisco Vila – Mulher, inevitavelmente herdeira, desejavelmente sucessora

Flávio Dutra – Ganho do rendimento ou rendimento do ganho? O que devemos saber sobre isso

Kellen Severo – Macro desafios, micro soluções

André Rocha – Ovinocultura: ovinos X bovinos ou ovinos + bovinos?

Nilo Chaves de Sá – Suinocultura: de volta aos negócios e à mesa

Fernando Sampaio – Pecuária moderna

Luiz Antonio Josahkian – Seleção genética como fator de produtividade e lucro

Teka Vendramini – A minha, a sua, a nossa história de superação permanente

Marcelo Penha – Não é opção, é obrigação. A pecuária lucrativa em ação!

Marcelo Bolinha e Elisabeth Schreiner – Vitrine da Carne

Rowena Petröl e Mariane Crespoline – Casos de experiências femininas com gestão no agronegócio

Paulo Leonel – Parceria Adir, Fazenda Conforto e Você

Adriane Zart – Manejo bovino sem stress – Nada nas mãos

Alcides Torres – Mediador dos painéis

(Programação sujeita a alteração)

Texto: Assessoria de Comunicação/Foto: Fredox Carvalho

Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem