Faeg orienta produtores de Goiás afetados pela seca

Imagem

Goiatuba marco2014 fredoxCarvalho 55Gerência de assuntos técnicos da Faeg

A falta de chuva tem afetado prejudicialmente as plantações de soja e outras culturas nos municípios do centro-norte, nordeste e Vale do Araguaia de Goiás. De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), a estimativa de perda chega a 20% nessas regiões e um total de 4,2% em todo o estado. Em valor, a previsão é cerca de R$ 448 bilhões em prejuízos em Goiás. Preocupada com essa situação, a entidade, elaborou nesta quarta-feira (23), algumas orientações aos produtores afetados pela estiagem:

• Através de técnico credenciado, elaborar um laudo técnico das áreas afetadas pela estiagem, visando documentar os prejuízos objetivando as tomadas de providencias junto às instituições financeiras/empresas comercializadores/revendas de insumos e seguradoras.

• De posse do laudo técnico, verificando a ocorrência de perdas e prejuízos acionar de imediato as empresas das quais realizou o seguro, para que possam fazer o acompanhamento das lavouras objetivando uma futura necessidade de cobertura de sinistro. Mesmo não sendo segurado de posse do laudo, encaminhar aos bancos, empresas comercializadoras, revendas e empresas de insumos visando uma possível necessidade de composição de débitos.

• Juntamente com os sindicatos rurais de sua região, avaliar tecnicamente no município a necessidade de decretar estado de emergência no município por conta da seca. Verificando tecnicamente a necessidade acionar o prefeito municipal para que possa decretar estado de emergência no município.

Para mais informações: (62) 9611-6774 ou (62) 9218-6634

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem