Michelle Rabelo
Margeada pela expectativa que já, comumente, antecede o início da Exposição Agropecuária de Goiás, a 70ª edição do evento foi aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira (13). O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeg), José Mário Schreiner, compareceu e fez questão de elogiar o trabalho realizado pela Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), agora sob o comando de Hugo Goldfeld. A abertura foi realizada no Parque de Exposições do Setor Nova Vila, em Goiânia, e Schreiner destacou a importância da agricultura e da pecuária para a manutenção da saúde financeira dos cofres públicos. A Exposição Agropecuária de Goiás segue até o dia 24 de maio.
“Temos - no Brasil - 262 milhões de hectares em áreas de pastagem, produzimos ¼ do alimento consumido no mundo, realizamos 45 milhões de abates anuais. Me digam vocês: somos ou não somos importantes”, instigou Goldfeld, destacando a importância da agropecuária no país. “Somos o Brasil que paga, mas do outro lado há um Brasil obeso, que pesa, gasta e nos preocupa. É um desrespeito constante e cabe à nós agropecuaristas, reaproximar esses dois Brasis. Fazer um planejamento a longo prazo e um trabalho conjunto”, completou.
O governador em exercício e secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), José Eliton Júnior, também esteve entre as autoridades que pontuaram o quanto “a Exposição fomenta a agropecuária goiana”. Ele ratificou o atual discurso do governador Marconi Perillo, que vem afirmando nos últimos dias sua preocupação em investir pesado no setor produtivo.
Completaram a lista de autoridades presentes o superintendente executivo de Agricultura, Antônio Flávio de Lima e os presidentes da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Arraes, e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Arthur Toledo. Representando o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, o vice Agenor Mariano.
O vice-prefeito da capital, Agenor Mariano, falou sobre uma parceria entre governo municipal e SGPA que está em andamento e que deve modificar o trânsito nas imediações do Parque de Exposições. “Queremos fazer um alargamento das vias que circundam esse local. A SGPA já aceitou que o Parque seja reduzido e a Prefeitura vai entrar com a parte da duplicação e alargamento das ruas, o que deve melhorar o trânsito”, disse.